Alerta contra a Dengue – Mesmo com o frio, risco continua alto

 

Publicado em: 12/06/2025 13:43

Whatsapp

 

Alerta contra a Dengue – Mesmo com o frio, risco continua alto

Apesar da queda nas temperaturas típicas desta época do ano, os números da dengue ainda preocupam o Departamento de Saúde. Nesta semana, um levantamento realizado pela equipe de controle de endemias revelou a presença significativa do mosquito Aedes aegypti em diversas regiões da cidade.

Ao todo, foram capturados mosquitos em 13 armadilhas espalhadas pelos bairros Santa Terezinha, Centro, Vila Mendes, Luiz Gonzaga (2), Jardim Boa Vista, Jardim Gurilândia (2), Júlio Moretti, Parque do Sol Nascente, Nova Roma e Canaã. A presença dos vetores em diferentes pontos evidencia que, mesmo com as temperaturas mais amenas, o ciclo do mosquito continua ativo.

Durante vistorias realizadas recentemente, a equipe encontrou larvas e pupas em tambores, caixas d’água, recipientes que os moradores utilizam para coletar água de chuva e recipientes para reciclagem – o que indica que esses criadouros estão apenas aguardando o aumento da temperatura para se transformarem em mosquitos adultos, prontos para transmitir a doença.

Os bairros Ari Carneiro e Jardim Boa Vista receberam atenção especial nas últimas semanas, com ações de fiscalização, orientação e eliminação de focos do mosquito. A população deve estar atenta e colaborar, eliminando recipientes que possam acumular água e servirem de criadouro para o Aedes aegypti. A mobilização agora é essencial para evitar novos surtos quando o calor e as chuvas retornarem.

Em caso de sintomas como febre alta, dores no corpo, manchas na pele ou mal-estar, procure imediatamente atendimento médico. A prevenção e o cuidado são as melhores armas no combate à dengue.


Imagens