Santa Rosa de Viterbo celebrou a fé e a cultura sertaneja no 37º Encontro Regional de Folias de Reis
Entre fé, cultura e música, a cidade de Santa Rosa de Viterbo viveu momentos inesquecíveis neste final de semana. Na sexta e no sábado, o Festival Sertanejo abriu as comemorações, reunindo talentos da nossa terra, a dupla Leonardo Costa e Gabriel, com participação especial da Loirinha do Forró e um show eletrizante de Brisa Maria, que colocou todo mundo para cantar ao som da sofrência e grandes sucessos da música sertaneja.
E hoje, domingo, a tradição tomou conta do município com o 37º Encontro Regional de Folias de Reis, que transformou a cidade em um grande palco de devoção e cultura popular. A abertura oficial ficou por conta do diretor de Cultura, José Paulo Orlando, que deu as boas-vindas às companhias, foliões e visitantes, destacando a importância da preservação dessa manifestação cultural para a identidade do município.
Mais de 30 companhias, vindas de diferentes municípios e até do Estado de Minas, apresentaram seus versos, cantorias e mensagens de fé, mantendo viva uma celebração que atravessa gerações. Além das apresentações, o público pôde visitar uma exposição especial com instrumentos, vestimentas de bastião, fotografias históricas e um documentário com imagens de José Apolinário em vida, resgatando memórias e reforçando a importância dessa tradição para a história local.
Por volta das 15h30, o encontro ganhou um tom de saudade e emoção. A Companhia de Reis Magos do Oriente homenageou o eterno folião José Apolinário e “Pelezinho”, ambos já na memória e no coração de todos, em um tributo que fez o público aplaudir e se emocionar.
Além da música e da fé, o encontro teve o sabor especial da nossa Cozinha Piloto: mais de mil refeições foram servidas às companhias, com a tradicional feijoada preparada com carinho pelas merendeiras do setor de Nutrição da Prefeitura, um gesto que traduz acolhimento e respeito pela cultura popular.
Durante o evento, o prefeito Omar Nagib ressaltou a importância da celebração e a essência atemporal da fé: “Agosto é o mês do folclore, e aqui celebramos folclore e fé. Fé, que nos move a seguir no dia seguinte, a suportar saudades dos que foram e a orar pelos enfermos. Parabenizo todas as companhias por manterem essa tradição viva, lembrando daqueles que foram os primeiros visitantes a visitar o maior homem que pisou na terra”, destacou.
A festa também contou com a presença do vice-prefeito Paulão Santos, acompanhado de sua esposa, prestigiando e reforçando a importância da valorização das tradições culturais do município.
A grandiosidade do evento só foi possível graças ao empenho conjunto do Departamento de Cultura, Associação dos Reis Magos do Oriente, Fundação Cultural, Setor de Nutrição e de Transporte da Merenda, Departamento de Saúde (que disponibilizou ambulância no local), Setor de Comunicação da Prefeitura e apoio da Câmara Municipal, com as presenças dos vereadores Chicão do Depósito e Cidinha Estevam.
Santa Rosa de Viterbo demonstrou, mais uma vez, que aqui a cultura é viva e a fé é eterna. Ano que vem, tem mais!
Veja mais fotos em álbum, no Facebook da Prefeitura.