Municipal de Futsal 2025 começa na terça-feira com 18 equipes e novidades no regulamento

 

Publicado em: 16/08/2025 16:20

Whatsapp

 

Municipal de Futsal 2025 começa na terça-feira com 18 equipes e novidades no regulamento

Na próxima terça-feira, 19 de agosto, acontece a abertura oficial do Campeonato Municipal de Futsal 2025, evento promovido pela Prefeitura, por meio do Setor de Esportes.  O campeonato contará com 18 equipes divididas em seis grupos de três, com  tabela completa dos jogos definida durante o Congresso Técnico realizado na noite de ontem, sexta-feira (15), conduzido pelo chefe de Esportes, Rafael.

Além do retorno da competição, que há anos não era realizada, o campeonato traz importantes novidades no regulamento e será o primeiro a funcionar dentro das normas da Justiça Desportiva Municipal. O sistema prevê a criação da Comissão Disciplinar (CD) e da Junta Disciplinar Superior (JDS), órgãos responsáveis por processar, julgar e analisar recursos sobre infrações cometidas durante as competições.

Segundo o regulamento do torneio, a primeira fase será disputada em grupos, com jogos entre as próprias chaves. Avançam os dois melhores colocados de cada grupo. Os quatro primeiros com melhor desempenho seguem direto às quartas de final, enquanto os demais classificados disputam uma fase de playoffs. A competição segue em mata-mata até a grande final.

Entre as regras de destaque, estão:

  • Inscrições limitadas de 10 a 15 atletas por equipe, sem possibilidade de substituições após a confirmação;
  • Obrigatoriedade de vínculo com o município (nascimento, residência, título eleitoral ou vínculo empregatício);
  • Cartões acumulativos durante toda a competição, sem “zerar” em fases seguintes;
  • Eliminação imediata por W.O., com punição de 12 meses para todos os atletas da equipe ausente;
  • Proibição do uso de joias, chuteiras society ou uniforme incompleto;
  • Aplicação rigorosa de penalidades disciplinares, que vão de advertência a eliminação da equipe, conforme o novo Código Disciplinar.

O Setor de Esportes ressalta que a volta do torneio tem como objetivo estimular a prática esportiva, valorizar os atletas locais e garantir mais organização e segurança jurídica às competições, fortalecendo o calendário esportivo municipal.

 


Imagens