Procon-SP lança guia inédito para evitar erros no consumo de medicamentos
Com foco na saúde e segurança do consumidor, o Procon-SP lança uma nova cartilha educativa que aborda os riscos da automedicação, as diferenças entre os tipos de medicamentos e o uso equivocado de suplementos alimentares. O material traz orientações práticas, linguagem acessível e canais de apoio para quem enfrentar problemas com medicamentos.
Com o objetivo é disponibilizar informações básicas sobre o uso de medicamentos para ajudar o consumidor a fazer um uso mais seguro e adequado deste tipo de produto, a publicação traz informações claras e didáticas voltadas à proteção da saúde, com destaque para os cuidados na escolha, o que observar durante a compra, direito à informação, cuidados com o uso, entre outros pontos essenciais.
Conheça o material aqui: https://www.procon.sp.gov.br/wp-content/uploads/2025/06/Cartilha_Medicamentos_Junho_2025.pdf?fbclid=IwY2xjawMQA8pleHRuA2FlbQIxMAABHpUGJQhT4PZi7u3I75J4ByitWMB1rGCDUCJ3-w9gqJNdKD6eP0WjFzT_sZTT_aem_UOZ5Ohcz0hbA432pqqdEwA
Produtos importantes para a preservação da saúde, cura de doenças e melhoria da qualidade de vida, a utilização dos medicamentos deve ser sempre acompanhada de cuidados: indicação e acompanhamento por profissional qualificado; escolha do medicamento correto; a importância da leitura do rótulo, a verificação do prazo de validade e o consumo correto (dosagem, frequência, limites diários e possíveis interações da medicação com outras substâncias).
O material oferece informações sobre as diferenças existentes entre os medicamentos de referência ou de marca, genéricos e similares. Outra orientação é sobre os suplementos alimentares, alertando para os perigos do consumo indiscriminado de produtos como vitaminas, proteínas, probióticos e outros compostos vendidos com promessas de saúde e bem-estar. O Procon-SP reforça que esses produtos não substituem uma alimentação equilibrada nem têm função de tratamento médico e devem ser consumidos também sob orientação profissional.
Entre os tópicos destacados estão as orientações e endereços importantes para o consumidor que enfrente problemas. Nas situações em que o medicamento que não apresente os efeitos desejados ou cause reações adversas; ou no caso de casos de suspeita de intoxicação por medicamentos ou outras substâncias químicas, são fornecidos os contatos de locais que fazem este tipo de atendimento.