Caçadores de Tirisco é atração dos 115 anos de Santa Rosa
A estreia do documentário Caçadores de Tirisco será uma das atrações das comemorações dos 115 anos de Santa Rosa de Viterbo. A exibição acontece no dia 5 de setembro, às 19h, no Centro Cultural, com entrada gratuita.
O trabalho resgata o Tirisco, uma das figuras mais misteriosas e divertidas do folclore santa-rosense, e marca um importante registro da tradição oral local. Ela reúne depoimentos de moradores, antigas caçadas e diferentes versões sobre o personagem.
Com belas imagens da cidade e uma trilha inédita, a produção audiovisual mistura memória, cultura e humor, revelando como o Tirisco atravessou gerações e ainda hoje desperta a curiosidade de crianças e adultos.
Dirigido e roteirizado pelo jornalista e fotógrafo Gabriel Carmello Caldas, com edição e pós-produção de Eduardo Fedi, o filme convida a população a mergulhar nesse grande tesouro cultural.
Além de abordar as histórias do lendário bichinho, a obra também homenageia José Hamilton Ribeiro, o jornalista mais premiado do Brasil e o “pai do Tirisco”.
O projeto é uma realização com apoio do Departamento de Cultura de Santa Rosa de Viterbo/SP, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.