Estreia de ‘Caçadores de Tirisco’ resgata história e leva bom público no Centro Cultural
Na última sexta-feira (5), o Centro Cultural recebeu a aguardada estreia do documentário Caçadores de Tirisco, dentro da programação dos 115 anos da cidade. A sessão começou às 19h e reuniu um bom público.
O filme, produzido por Gabriel Carmello Caldas e Eduardo Fedi, resgata o lendário personagem folclórico conhecido como Tirisco. A produção combina depoimentos, registros históricos e imagens atuais para dar vida a um mito que, por décadas, sobreviveu principalmente pela tradição oral.
“O Tirisco foi uma coisa que aconteceu por acaso na nossa vida. Eu e o Du sempre gostamos de filmar, mas a gente precisava de algo com a nossa cara. Nas nossas pesquisas, descobrimos que o Tirisco tem várias definições, não existe o certo ou o errado. O nosso vem da versão do Zé Hamilton. O documentário foi apenas um pontapé na história desse personagem,” diz Gabriel.
Eduardo destacou a motivação da obra para o público mais jovem:
“Um dos motivos de fazer o documentário foi fazer um resgata para as novas gerações. O Tirisco é algo que precisa ser passado adiante. Chamem as crianças para caçar Tirisco, é uma brincadeira saudável, que cria memória e laços. O Tirisco é nosso, é de Santa Rosa.”
A plateia acompanhou atenta cada detalhe, aprendeu, riu e se identificou. Ao final, aplausos calorosos. O documentário também prestou homenagem ao jornalista Zé Hamilton, considerado o “pai do Tirisco”, fundamental para a preservação desse mito.
Após a exibição, o público participou de um buffet e teve a oportunidade de conversar com os autores, compartilhar curiosidades e comentar impressões sobre a obra.
“O documentário foi realmente uma experiência incrível. Eu não conhecia muito sobre o Tirisco e ouvir esses relatos através das próprias pessoas que viveram na época foi muito enriquecedor”, destacou o jovem Marcelo Hirakawa, presente na sessão.
Em breve, o documentário será lançado de forma integral no YouTube.
O projeto foi realizado com apoio do Departamento de Cultura de Santa Rosa de Viterbo/SP, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura.