Deputados garantem R$ 100 mil para Santa Rosa de Viterbo em audiência pública sobre Lei Orçamentária Anual (LOA) 2026 do Estado
A Comissão de Finanças, Orçamento e Planejamento (CFOP) da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, representada pelo presidente do colegiado, deputado Gilmaci Santos (Republicanos), e pelos deputados Luiz Cláudio Marcolino (PT) e Enio Tatto (PT), realizou, na última sexta-feira (12), no município de Santo Antônio da Alegria, uma audiência pública para discutir a peça orçamentária de 2026 do Estado. Representando Santa Rosa de Viterbo, participaram da audiência o vice-prefeito Paulão Santos, a diretora de Planejamento e Finanças Ana Maria Belavenuto, a chefe de planejamento estratégico Silmara Herculano Costa e o chefe de Gabinete Guilherme Felizardo, além dos vereadores Francisco Justino Mota (Chicão do Depósito), Luis dos Reis Augusto (Bode) e Marinho Tirarelli.
Atendendo às demandas manifestadas na reunião, os parlamentares anunciaram a reserva de recursos no Orçamento 2026 para 11 cidades da região. Entre elas, Santa Rosa de Viterbo será contemplada com R$ 100 mil destinados à Saúde. A medida, que reforça o dinamismo e a importância das audiências públicas, tem a chancela do presidente do Parlamento Paulista, deputado André do Prado. Os valores serão votados ao final do ano pelo Plenário da Alesp e repassados oficialmente em 2026.
O Orçamento
Até outubro, os deputados integrantes da CFOP percorrerão 30 cidades do Estado para consultar diretamente os cidadãos sobre as principais demandas dos municípios paulistas. Todo o trabalho produzido nesses encontros será incorporado à Lei Orçamentária Anual (LOA), documento que prevê a arrecadação estadual e fixa as despesas do ano seguinte. É por meio dele que são planejados os investimentos em diversas áreas, como Saúde, Educação e Segurança Pública.