Nota Oficial
A Diretoria Municipal de Saúde informa que, na manhã do dia 25/09/2025, um paciente compareceu à Unidade Básica de Saúde Paulo Ricci (Posto da Cohab) para atendimento previamente agendado.
Às 11h58, enquanto sua acompanhante realizava a confirmação da chegada para a consulta, o paciente apresentou uma parada cardiorrespiratória (PCR).
Imediatamente, a equipe de enfermagem da unidade, juntamente com três médicos que realizavam atendimento na unidade, identificaram a situação e iniciaram as manobras de reanimação cardiopulmonar (RCP), enquanto outros funcionários acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência para que o paciente fosse transferido para o pronto atendimento.
Ressalta-se que, de acordo com os protocolos atuais de atendimento pré-hospitalar, a prioridade é a realização de compressões torácicas contínuas, em detrimento da ventilação, por se tratar da medida mais eficaz para gerar fluxo sanguíneo. As diretrizes internacionais, como as da American Heart Association (AHA), recomendam que a RCP seja iniciada imediatamente, com 100 a 120 compressões por minuto, até a chegada ao serviço de pronto atendimento, medida tomada pela equipe do ambulatório Paulo Ricci até que o Samu chegasse para transferência, conforme levantado o procedimento levou 12 minutos na unidade e então o paciente foi transferido.
É importante informar que, procedimentos de maior complexidade, como a intubação orotraqueal, não são indicados em Unidades Básicas de Saúde, por demandarem recursos, medicações e condições próprias de ambiente hospitalar.
Dessa forma, esta Diretoria reforça que o atendimento prestado pela equipe da Unidade Básica de Saúde Paulo Ricci ocorreu exatamente conforme os protocolos de saúde reconhecidos e validados por instituições oficiais.
Reiteramos ainda que qualquer informação divergente dessa realidade configura boato e não deve ser considerada como verdadeira.
Por fim, informamos que todas as comunicações oficiais referentes a este ou a qualquer outro caso serão divulgadas exclusivamente pelos canais oficiais da Prefeitura Municipal, não devendo ser considerados como verídicos conteúdos provenientes de outras fontes.
A Prefeitura Municipal, Departamento de Saúde e do ambulatório Paulo Ricci prestam suas condolências a família neste momento tão delicado.