Saúde confirma primeiro caso de dengue do ano

 

Publicado em: 25/02/2022 13:19

Whatsapp

 

A Vigilância Epidemiológica de Santa Rosa de Viterbo confirmou o primeiro caso positivo de dengue do ano no bairro Jardim Júlio Moretti.

O caso é autóctone (contraído no próprio município, quando não há deslocamento do caso positivo para outras cidades no período de 15 dias antes do início dos sintomas) e os agentes de Combate a Endemias já fizeram o bloqueio contra criadouros e busca ativa na região do caso confirmado. Desde o início do ano já foram notificados cinco casos suspeitos de dengue. Não há notificações para suspeita de Chikungunya ou Zika vírus até o momento.

Em janeiro, a equipe da Vigilância Epidemiológica/Controle à Endemias fez a ADL (Avaliação de Densidade Larvária) – também conhecida como LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti) – para verificar os riscos de aumento de caso de dengue no município por conta da quantidade de larvas e criadouros encontrados.

Foram visitados 724 imóveis e foram encontradas 16 recipientes com larvas, sendo 10 do Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. O índice ficou em 1,62 – situação de alerta. Os principais tipos de criadouros encontrados foram pratinhos de planta, planta na água, bebedouro de animais, pneus, fontes, latas, materiais de construção e potes plástico.

A prevenção da dengue se dá através da eliminação de criadouros. O período de muita chuva e calor contribui para o aparecimento de larvas que evoluem para o mosquito Aedes aegypti.

A Prefeitura reforça a importância de todos os munícipes cuidarem de suas residências com vistorias frequentes em calhas, caixas d’água, vasos de plantas, ralos, bandejas de geladeiras, potes de água dos animais e todos os materiais expostos ao ar livre que possam acumular água.