Implantada no município em setembro de 2021, a Atividade Delegada fez o atendimento de mais 560 solicitações no ano passado. Segundo balanço apresentado, as ações se dividem da seguinte forma: abordagem pessoal: 268; veículos vistoriados: 103; auto de infração de trânsito: 75; estabelecimentos vistoriados: 77; ocorrências atendidas: 19; BO/PM: 13; Raias: 10 e veículos recolhidos:2.
O programa, que é realizado por meio de convênio firmado entre a Prefeitura Municipal e a Secretaria de Segurança Pública do Governo do Estado de São Paulo, permite que os policiais militares trabalhem fardados e equipados nos dias de folga, em operações programadas para as áreas pré-determinadas e com ações estratégicas deliberadas pela Comissão Paritária deste convênio e coordenadas pelo Comandante da Polícia Militar em todo o município, inclusive com o apoio e acesso ao COPOM.
“A Atividade Delegada integra uma série de medidas da Administração Pública que também objetiva prevenir e reduzir índices de criminalidade e aumentar a sensação de segurança. Com o programa, o efetivo da Polícia Militar aumenta em pelo menos 50%. No feriado de Carnaval, por exemplo, chegou a 100%”, explicou a técnica jurídica Sirleni Martins Pinto, que preside a comissão, que conta ainda com a participação do primeiro sargento Fábio Garbuglio; do primeiro tenente Ubiali Cezar e da técnica administrativa Mariangela Aparecida Santos Vacis.