Santa Rosa celebra Dia Mundial do Rim

 

Publicado em: 10/03/2022 07:35

Whatsapp

 

Santa Rosa de Viterbo se integrará a uma campanha global que celebra o Dia Mundial do Rim comemorado nesta quinta-feira, dia 10 de março. A data, idealizada pela International Society of Nephrology (ISN), tem como principais objetivos aumentar a conscientização sobre a crescente presença de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de estratégias para a prevenção e o tratamento dessas doenças. Neste ano, o tema da campanha é “Saúde dos Rins para Todos: Educando sobre a Doença Renal”. 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), entidade que promove a campanha no Brasil, uma em cada 10 pessoas em todo mundo possuem alguma doença renal, que se não diagnosticada e tratada de forma correta pode ser mortal.

Atualmente, mais de 140 mil pessoas no país dependem da diálise para manter sua vida. Entre estes pacientes renais crônicos, a maioria são diabéticos e hipertensos, doenças popularmente conhecidas que são fatores de risco para o desenvolvimento da doença renal. Vale ressaltar que doença renal crônica não tem cura! O paciente diagnosticado com a doença deve seguir o tratamento ao longo da sua vida, seja com a diálise ou o transplante renal.

Neste contexto, a cidade recebe neste sábado (12), um evento exclusivamente voltado ao tema, que será realizado das 8h às 12h, no Centro Cultural (Rua Sete de Setembro, 1000). A programação inclui palestra com a enfermeira Maria Luisa Villela, que foi diagnosticada com insuficiência renal crônica, fez 3 anos de hemodiálise e atualmente está transplantada.

“Na minha graduação, por todas as áreas que passei, eu sempre tive uma inclinação a focar na educação para tornar o conhecimento acessível e a conscientização democrática. E o Dia Mundial do Rim é algo simbólico para mim, como um compromisso por tudo que vivi e vivo. Especialmente pela minha oportunidade em ser uma mulher transplantada graças à doação de órgãos. Ter passado por várias fases da doença renal sendo uma profissional de saúde me permitiu olhar sob uma ótica diferente. Espero sempre poder contribuir com quem vive isso dando apoio, informação e afeto. E, também, aos que não vivem que escolham opções melhores e mais saudáveis para suas vidas promovendo saúde!”, diz a enfermeira Maria Luisa que também faz um trabalho sobre conscientização no Instagram @diarioderenal

O evento vai contar, além da palestra, com aferição de pressão arterial, glicosimetria e teste rápido para HIV e Sífilis.