Prefeitura lança campanha para incentivar doação de órgãos

 

Publicado em: 15/03/2022 10:34

Whatsapp

 

A Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo realizou no sábado (12), um evento com uma importante mensagem de conscientização e prevenção às doenças renais, principalmente à Doença Renal Crônica (DRC).

A ação, realizada em alusão ao Dia Mundial do Rim, comemorado no dia 10 de março, aconteceu no Centro Cultural, tendo na programação palestra com a enfermeira Maria Luzia Villela, atualmente está; com teste rápido para HIV e Sífilis; aferição de pressão e glicosímetria.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), a doença renal crônica (DRC) se caracteriza pela lesão irreversível nos rins, e afeta uma em cada dez pessoas no mundo. Se diagnosticada de forma precoce, a progressão pode ser controlada na maioria dos casos.

Em geral, a DRC não provoca sintomas significativos nos estágios iniciais, mas se não tratada corretamente, pode evoluir para quadros graves, em que o paciente necessita de tratamentos como a diálise e o transplante renal. No Brasil, segundo dados da SBN, o número de pacientes com DRC avançada é crescente, sendo que atualmente mais de 140 mil pacientes realizam diálise no país.

Sobre o evento, Maria Luiza disse. “Diante de tudo que já atravessei pelo diagnóstico de insuficiência renal crônica, hoje celebro a minha segunda chance porque alguém disse sim à doação de órgãos! Por este motivo e, também, por ser enfermeira, me enxergo na missão de transmitir meu conhecimento e minha experiência no intuito de ajudar à outras pessoas. Quero agradecer a todos que compareceram e a equipe de saúde de Santa Rosa que tornou isso possível”.

Hoje, ela atua como criadora de conteúdo e palestrante levando informações para motivar pessoas a fazerem escolhas mais saudáveis e a serem doadores de órgãos. O conteúdo é disponibilizado em uma página nas redes sociais @diarioderenal, que se transformou numa verdadeira trincheira de lutas em favor da doação de órgão e também um espaço onde ela compartilha um pouco de esperança para os que vivem a expectativa de uma doação.

Durante o evento, o prefeito Omar Nagib Moussa e o vice-prefeito Dr. Marco Sério ressaltaram a importância da doação de órgãos e anunciaram o lançamento de uma campanha para estimular a prática. A enfermeira Maria Luzia, que através da sua experiência pessoal, vem trabalhando de forma incansável para incentivar esse gesto, que mais do que amor, simboliza a esperança de uma nova vida. Em novembro do ano passado, depois de muita espera e sofrimento, ela saiu da fila de transplante e recebeu mais do que um órgão, mais uma nova oportunidade de vida. Maria Luiza acabou virando uma “embaixadora” no assunto.

Segundo estimativas, o Brasil conta com cerca de 50 mil pessoas na fila de transplantes, aguardando uma doação.

Quem também saiu dessa fila, foi outro morador de Santa Rosa, o jovem Rafael Henrique Rosa Da Silva, 27 anos, que nasceu com um problema renal. Começou a fazer hemodiálise aos 12 anos, e só parou no dia 22/12/2021, quando finalmente conseguiu realizar o transplante, que felizmente foi bem-sucedido. Atualmente Rafael prossegue apenas fazendo acompanhamento médico.  A cirurgia de transplante foi realizada no Hospital do Rim em São Paulo, e Rafael conta que contou com o apoio da Prefeitura de Santa Rosa para o seu deslocamento.

Para que não só a cidade, mas toda a região, possam ter mais histórias com esse desfecho, que o prefeito Omar Moussa decidiu iniciar essa campanha de doação. A ideia é oferecer à população toda a informação necessária, esclarecendo toda e qualquer dúvida quanto à doação de órgãos. “É extremamente importante as pessoas saberem que esse nobre gesto de doar órgãos, pode salvar muitas vidas”, afirmou Moussa, que também tem uma experiência com doação. Ele perdeu uma filha ainda adolescente, que teve seus órgãos doados. “Para quem recebe é uma nova vida, e para os familiares de quem doa, mais do que um consolo é a certeza de que: sim, a vida pode vencer”, conclui o prefeito.