Amanhã, sábado (2), das 7h às 12h, terá mais uma etapa da Campanha de Doação de Sangue. Além da doação de sangue, a campanha também incentiva a doação de medula óssea, com a opção de cadastro de doador.
1 em 100 mil é a chance de se encontrar uma medula óssea compatível com a de outra pessoa no Brasil, mas pode ser 1 em 1 milhão se tiver que procurar no exterior.
É mais fácil encontrar um doador compatível na população do paciente. Por isso, quanto maior o número de brasileiros cadastrados, maiores as chances do paciente.
A doação de medula óssea é um procedimento seguro que não causa qualquer problema à saúde do doador, além de ser um ato de solidariedade que pode ajudar pacientes que têm o transplante como única chance de cura.
Para se tornar um doador de medula óssea, é necessário ter entre 18 e 35 anos, estar em bom estado de saúde, não ter doença infecciosa transmissível pelo sangue, como HIV ou hepatite, além de não apresentar histórico de câncer, doença hematológica ou autoimune, como lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide.
A Campanha de doação de sangue e de medula, coordenada pela Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo e o Hemocentro de Ribeirão Preto, acontecerá na escola Maurilio de Oliveira localizada na Rua Efren Testa nº 39, no bairro Cohab I.
fh290-2.pdf | Clique para baixar |