A leishmaniose visceral é uma doença grave, transmitida aos humanos e cães, através da picada do mosquito palha, que infecta animais e humanos. Com o objetivo de chamar atenção para o diagnóstico precoce e o tratamento oportuno, manejo do ambiente para controle do vetor e cuidados de saúde e higiene dos animais, na perspectiva de reduzir os riscos de transmissão da doença nos seres humanos e nos animais, o setor de Vigilância Sanitária chama atenção para ações que todos podem colaborar, como a avaliação ambiental, uma das formas de evitar situações de risco.
Os principais sintomas da Leishmaniose nos cães são: apatia, perda de apetite, emagrecimento, feridas na pele, crescimento anormal das unhas e perda de pelos. Em fase avançada, os animais apresentam aumento abdominal, diarreia, vômito e sangramento intestinal.
Nos humanos, os principais sintomas da Leishmaniose são febre prolongada (mais de sete dias), emagrecimento, palidez, fraqueza, cansaço, aumento de baço e fígado, entre outros.
Para detectar a doença da Leishmaniose é necessário realizar exame laboratorial. Fique atento (a), previna-se!