A Brigada de Incêndios da Prefeitura Municipal precisou de apoio do maquinário de Usinas, dos Plantadores de Cana e dos Produtores Rurais do município para conseguir combater as 11 ocorrências de queimadas que aconteceram na última sexta-feira, 05. Em alguns locais as chamadas foram de grandes proporções e devastaram áreas verdes de matas nativas, canaviais e plantações de eucaliptos.
Por acontecerem ao mesmo tempo, a suspeita é de que os incêndios foram provocados por ação humana. Como consequência, a irresponsabilidade desses crimes ambientais deixa a população sujeita a doenças respiratórias, como pneumonia e outras complicações, além de destruir a fauna e a flora.
O Prefeito Omar Nagib manifestou seu agradecimento pelo apoio ao difícil combate das queimadas simultâneas. “As queimadas geram danos e prejuízos incalculáveis para toda a comunidade e para a natureza. E neste dia de hoje, fomos surpreendidos com incêndio em vários locais, o que dificultou as ações de combate. Entretanto, contamos com o reforço de vários parceiros, o que ajudou no trabalho de contenção das chamas. Por isso, em nome do município, fica o nosso muito obrigado”.
Nunca é demais pedir um pouco de consciência para que não provoquem fogo em matas. Se alguém souber a identidade dos responsáveis, também pode ajudar denunciando.
Vale lembrar que provocar incêndios, seja de forma intencional ou por acidente, é crime ambiental e rende punição em instâncias variadas. Os autores respondem em esfera administrativa, com multa, por exemplo, e criminal, por dolo ou culpa.
A Prefeitura mantém plantão de 24 horas para atender às demandas envolvendo queimadas e uma Brigada de Incêndio composta por 12 pessoas, dois caminhões-pipas e um trator com tanque. A cidade conta ainda com a colaboração de parceiros no fornecimento de tanque de água, tratores, máquina operadora, além da própria ajuda no combate ao fogo.
Em breve a Prefeitura Municipal, juntamente com a Defesa Civil do Município, deverá fazer um chamamento público a produtores rurais, representantes de Usinas e demais interessados da população, para propor uma Audiência Pública sobre queimadas e de como a Prefeitura irá conseguir atuar. Em breve maiores informações.