De 22 a 26 de agosto de 2022 em todo o Estado de São Paulo, ocorrerá a “Semana Estadual de Enfrentamento ao Escorpionismo/Escorpião. A mobilização visa despertar os serviços e profissionais de saúde para a intensificação das ações e atividades de prevenção do acidente e atendimento oportuno, principalmente de crianças.
Em Santa Rosa de Viterbo, o Setor de Controle de Vetores e Endemias da Prefeitura Municipal orienta a população de como se prevenir de ataques de escorpiões que, em alguns casos, pode levar a vítima à morte.
ALERTA À POPULAÇÃO
O mês de agosto é a época de reprodução dos escorpiões, período em que as fêmeas têm maior concentração de veneno. Por isso, o cuidado e a prevenção devem ser redobrados. Em Santa Rosa de Viterbo, entre os meses de janeiro a julho de 2022, ocorreram 28 picadas de escorpião, 01 a mais do que teve na mesma época de 2021, que foram 27 até julho e 57, no ano todo.
A cidade também não registrou nenhum óbito. Segundo a Prefeitura, há uma maior intensificação na campanha ao escorpião pelos agentes de combate a endemias, que além das visitas e orientações de rotina, fazem vistorias nos locais de acidentes escorpiônicos visando que estes não ocorram novamente.
“Portando, se a demanda for alta, as atividades automaticamente tendem a abranger mais locais”. Entre as orientações, está a de usar telas em ralos de chão, pias e tanques, além de vedar as frestas nas paredes e colocar soleiras nas portas.
Outra medida é afastar as camas e berços das paredes, e ainda vistoriar as roupas e calçados antes de usá-los. Nas áreas externas, manter jardins e quintais livres de entulhos, folhas secas e lixo doméstico.
Também é importante manter todo o lixo da residência em sacos plásticos bem fechados para evitar baratas, que servem de alimento e, portanto, atraem os escorpiões. Nas casas que possuem gramado, ele deve ser mantido aparado.
Outra recomendação é não colocar a mão em buracos, embaixo de pedras ou em troncos apodrecidos e usar luvas e botas de raspas de couro para realizar atividades que representem certo risco, como manusear entulhos e materiais de construção, e nas atividades de jardinagem.
Para maiores informações entrar em contato no Setor de Controle de Vetores e Endemias pelo telefone (16) 3954 -8168 ou pelo e-mail: vetores@santarosa.sp.gov.br.