No Estado de São Paulo a campanha de vacinação contra raiva está suspensa desde o ano de 2020. Desde então, a estratégia adotada para a vacinação de cães e gatos contra a raiva é a vacinação estratégica de rotina.
O que é vacinação de rotina?
Neste modelo não se vacinam todos os animais ao mesmo tempo (como é feito em campanha), é quando se distribui durante o ano a população estimada de cães e gatos através de um sistema de vacinação com local, horário e período de funcionamento definidos para realizar a vacinação constante dos animais. Ou seja, mensalmente é fornecido ao município pelo Estado um quantitativo de vacinas para tal ação. Sendo assim, a vacinação é disponibilizada para toda a população em um posto fixo e o responsável pelo animal deverá procurar o local para a vacinação do mesmo.
Qual a estratégia de rotina adotada em nosso município?
A vacinação será disponibilizada para toda a população durante todo o ano, em um posto fixo e o responsável pelo animal deverá procurar o local para a vacinação do mesmo.
É importante ressaltar que o número de doses enviadas ao município é mensal e restrito e é decidido pelo Estado e não pela prefeitura municipal.
Como e onde posso vacinar meu cachorro ou gato?
A vacinação acontecerá às terças-feiras das 08:00 às 11:00 no posto fixo de vacinação ABA (Associação Bichos Amigos), por ordem de chegada.
Os interessados em vacinar os animais deverão comparecer ao local no horário e data mencionado acima, e recomenda-se levar os gatos em gaiolas/caixas de transporte e os cães contidos por corrente ou guia e, de preferência, conduzidos por adultos portando da carteira de vacinação do animal (caso houver).
Ressaltamos que a vacinação será disponibilizada para toda a população mediante disponibilidade de doses de vacinas.
Mais informações:
Deverão ser vacinados todos os cães e gatos saudáveis acima de 3 meses de idade.
Não recomendamos a vacina para animais doentes, que estejam no cio, altamente parasitados ou subnutridos, assim como aqueles que estejam em tratamento ou convalescendo de cirurgias devem aguardar a recuperação para ser vacinado.
Qualquer dúvida entre em contato pelo telefone: (16) 99203-6552.