34º Encontro de Reis reuniu 20 Companhias em Santa Rosa no domingo

 

Publicado em: 23/08/2022 15:24 | Fonte/Agência: Departamento Cultural

Whatsapp

 

 A tradicional festa da Cultura, da Fé e do Folclore em Santa Rosa de Viterbo contou com uma vasta programação para toda a família santa-rosense durante quatro dias, tendo início na quarta-feira e terminando no domingo, 21, com a apresentação de vinte Companhias de Reis vindas de diferentes cidades dos Estados de São Paulo e de Minas Gerais, que puderam cantar ao longo do dia na estrutura montada no Espaço Mogiana.

 Na quarta-feira houve a reexibição do Documentário Encontro. No dia seguinte, quinta-feira, uma Celebração Eucarística presidida pelo Cônego Pedro Carlos Cruz Santos na Capela dos Santos Reis, abriu o evento com a participação da Companhia Magos do Oriente, do senhor José Apolinário.  Na sequência, a banda de forró, Seu Tenório, conduziu um verdadeiro “bailão” no Espaço Mogiana. O friozinho que caiu à noite não foi suficiente para esfriar os ânimos do público que pôde fazer um “arrasta pé” até por volta das 23h00. A Companhia Magos do Oriente ainda fez uma abertura simbólica no palco da Mogiana.

 Na sexta-feira, com a queda brusca da temperatura e uma ventania de “cortar a orelha”, a organização decidiu reprogramar as atrações do evento. O grupo de percussão e dança, Maracatu Chapéu de Sol, manteve sua apresentação e mostrou ao público a cultura do Maracatu de Baque Virado através de composições próprias e reproduções de toadas históricas dos Maracatus de Pernambuco.

 O sábado foi muito animado com o espetáculo musical "Folias, Brincadeiras e Cantigas" uma parceria do Circuito -SP com o grupo Festa de Rei. Na sequência, o trio João Luiz, Luizinho e Gilberto cantou e tocou modas “xonadas” e clássicas que o público sempre pede e gosta.

No domingo pela manhã, o Cônego Pedro abençoou a apresentação das Companhias que aconteceria durante todo o dia. E pouco a pouco os Foliões começaram a chegar, fazendo suas inscrições em seguida para se subirem ao palco, uma a uma, e cantarem no Encontro que se estendeu até às oito da noite. O 34º Encontro de Reis ainda ficou marcado pela visita do Deputado Federal, Ricardo Silva e homenagens para Chico Gouvêa e Galdino.

“Foram 13h00 seguidas de evento s e tudo realizado com sucesso.  O 34° Encontro de Reis entrou para a história, e todos os visitantes disseram que realizamos o melhor Encontro da Região” destacou o Diretor de Cultura, José Paulo Orlando.

 A realização do evento foi da Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo, através do Departamento de Cultura com apoio da Fundação Cultural e a Câmara Municipal.

 

História

 O Encontro de Reis de Santa Rosa de Viterbo teve início no ano de 1985, iniciativa do saudoso Prefeito Nagib Moussa, pai do atual Prefeito Municipal, Omar Nagib Moussa, que faz questão de manter e apoiar a tradição. “A partir do primeiro encontro nós notamos que este folclore da Folia de Reis ganhou mais força, não só em Santa Rosa como na região toda. É uma satisfação muito grande para a gente receber tantos visitantes, não só de nossa cidade, como também das cidades vizinhas. A Folia de Reis, além de ser um folclore, é uma religião para as pessoas. O nosso Encontro já se tornou o 3º maior do Estado de São Paulo e, do jeito que estamos indo, logo-logo seremos o primeiro, se Deus quiser” comentou o Prefeito Omar.

Ao longo do tempo, o Encontro de Reis deixou de ser realizado apenas em 2016 e nos anos de 2020 e 2021, estes dois últimos em razão das restrições impostas pela Pandemia do novo Coronavírus.