- Durante a programação do 34º Encontro de Reis, a turma de adolescentes que está em formação pelo Programa Jovem Agricultor, expôs os produtos orgânicos que foram desenvolvidos e cultivados por eles durante as aulas que vem acontecendo desde o dia 04 de abril, no contra turno do ensino regular, da ETEC. Atualmente, quinze alunos de 14 a 17 anos, frequentam o curso.
- Em visita ao evento, o Prefeito Omar Nagib fez questão de prestigiar o trabalho dos alunos e visitou a exposição deles realizada na última quinta-feira, 18, na Feirinha da Mogiana. Nagib posou para fotos, foi presenteado com uma camiseta e algumas hortaliças e, também falou sobre a importância do Programa. “O Jovem Agricultor do Futuro é uma parceria muito importante que deu certo entre a Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo e o Sindicato Rural. Vem gerando bons frutos e oferece oportunidades para os jovens santa-rosenses poderem aprender e criar habilidades voltadas ao ensino e a aprendizagem do Agronegócio. Por isso, contem sempre com nosso apoio. Estão todos de parabéns. Ah, obrigado pelos presentes. Vou saborear hortaliças a semana inteira” comentou o Prefeito.
- Resultado de parceria firmada entre a Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo, o FAESP/SENAR - SP e o Sindicato Rural Patronal de Santa Rosa, o Programa possibilita a formação técnica e a profissionalização para quem deseja aprender os fundamentos da Agricultura e seguir trabalhando na área.
- O curso é coordenado pela senhora Daniele Abaque e, possui aulas teóricas e práticas, sendo composto por atividades produtivas do meio rural, além do desenvolvimento das competências de empreendedorismo, simulações da vida real que acontecem na sociedade e no trabalho, para que os alunos lidem com problemas e desafios. O espírito empreendedor também é desenvolvido para os jovens se tornarem pessoas autônomas, responsáveis e profissionais que correspondam ao mercado de trabalho.
- As aulas são ministradas pelas instrutoras Carolina Cervi e Ana Beatriz, que aplicam o conteúdo pedagógico e a parte técnica, abrangendo práticas de preparação do solo, controle de pragas e manejo orgânico, gestão de propriedade rural, ética, respeito ao próximo, direitos e deveres, entre outros, fortalecendo assim, o vínculo dos jovens com a terra e a comunidade.
- “Neste sentido, aprender os fundamentos do Agro, do mercado e da ética profissional são os pilares do programa Jovem Agricultor do Futuro, do SENAR-SP (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de São Paulo)" explicou o senhor Pedrinho Titarelli, Presidente Patronal do Sindicato Rural do município de Santa Rosa de Viterbo.
Saiba mais sobre o Programa Jovem Agricultor do Futuro em Santa Rosa
- O Programa Jovem Empreendedor do Futuro contempla 464horas distribuídas em 9 (nove) módulos, o que equivale a 116 (cento e dezesseis) dias de aulas. Para frequentar o curso, os educandos precisam ter idade mínima de 14 anos e máxima de 17 anos e 11 meses, estar cursando o ensino fundamental, inclusive em programas de educação de jovens e adultos (no mínimo no 6º ano ou equivalente), ou já tê-lo concluído e ser preferencialmente, filho de produtores e/ou de trabalhadores rurais.
- “O Programa destina-se ao desenvolvimento das competências básicas necessárias a todo tipo de trabalho no campo; das competências gerais que são requeridas por todo trabalho na agricultura e na pecuária, mas não referenciadas em uma ocupação, uma cultura agrícola ou uma criação animal específica e, por fim, das competências de empreendedorismo, requeridas para potencializar o existente espírito de empreendedorismo rural, seja para estimular mais inovações no interior das organizações existentes, seja para incentivar o nascimento de novos empreendimentos que assegurem renda e subsistência à população jovem capacitada” comentou a instrutora Carolina Cervi.
- No total são 400 metros quadrados de área produtiva pelos alunos. O resultado da produção está disponível neste mês de agosto, na feirinha, e oferecerá Rúcula, Alface, Salsinha, Cebolinha, Couve, Rabanete, Cenoura colorida, Espinafre, Tomate cereja, Tomate, Agirão, Açafrão, Quiabo, Coentro e Alho poró.