O Prefeito Omar Nagib participou, na noite de anteontem, segunda-feira (19), da solenidade de posse da nova Diretoria e do Conselho Fiscal para o Biênio 2022-2024, da Santa Casa de Misericórdia de Santa Rosa de Viterbo. Na ocasião, assumiu o cargo o novo Provedor da Instituição, o senhor Cássio de Assis Cunha Neto, também ex-Prefeito Municipal.
Em suas palavras, Omar destacou a continuidade na parceria da Prefeitura com a Santa Casa, inclusive que irá reajustar a subvenção da Instituição neste ano, além de construir uma nova Unidade Básica de Saúde com Pronto Atendimento no bairro Liliana Urtiaga Andreazza (Nosso Teto), em breve, o que deve aliviar a demanda do PA da Santa Casa. “Nós queremos que a Santa Casa seja o pilar da Saúde em Santa Rosa, e mais: nós já temos liberado um recurso para fazer uma nova UBS, que vai ficar ali entre o Montoro, Nosso Teto, Petrópolis, Canaã e Dom Bosco. Nós pretendemos que seja uma Unidade de Pronto Atendimento, para funcionar 24 horas. Nós ainda temos que fazer um aumento de fomento esse ano e vamos fazê-lo através de captação de recursos com Deputados que têm nos ajudado. Sempre trabalhando em conjunto vamos construir uma saúde melhor, tenho certeza que nós podemos. Vamos em frente, contem conosco” disse.
Por sua vez, o novo Presidente discursou falando sobre a história e a importância da Santa Casa, enalteceu os colaboradores e revelou o porquê assumiu o desafio de presidir a Instituição, isso após convidar todos colaboradores e membros da diretoria para estar à frente com ele. “A nossa Santa Casa começou com os Vicentinos em 1956, eram eles que tomavam conta. Em fevereiro de 2001 passou a ter a denominação que tem hoje, e continua assim. Em 2013 começaram as mudanças e foi aberto para a sociedade. Antes era um grupo fechado de 30 pessoas que administrava. Para quem não sabe, esta é a primeira história da nossa Santa Casa. É um local que qualquer um de nós, da nossa família, que não seja da nossa família, que seja de Santa Rosa ou que não seja de Santa Rosa, se precisar de repente, é na nossa Santa Casa que ela vai ter seu primeiro atendimento, do mais humilde ao mais afortunado. Eu não aceitaria o cargo se não fosse pedido da minha esposa. Eu sou muito grato a Deus por tudo que ele fez na minha vida e pela família que ele me deu, pelos meus amigos, pela cidade que eu moro e o povo que eu vou continuar defendendo e que eu vou continuar ajudando. A Diretoria é um corpo só, alguns vão ter um pouco mais de responsabilidade de assinar papel, de fazer ata, enfim, cuidar dos números. Não vai querer o Presidente bancar o ‘besta’ de fazer sozinho lá que ele vai quebrar a cara, não vai querer qualquer outro membro lá fazer sozinho que ele vai quebrar a cara até porque, quem toca o hospital, é o administrador, é o corpo de funcionários que toca a parte administrativa, a parte lá em baixo que põe a mão na massa, que mistura, que rasga e que “pinta o sete”, as meninas. Tem o corpo de enfermagem, o pessoal dos médicos, não podemos esquecer de quem não deixa a contaminação ficar andando no Hospital, não podemos esquecer de quem prepara a boia da turma que está internada lá, que tem que ser caprichada. Não podemos esquecer de ninguém, quem faz a manutenção, enfim, é um monte de gente que está envolvida e que faz a coisa andar, que compõe de uma maneira direta ou indireta a administração da nossa Santa Casa. É um pessoal que coordena de certa maneira, a parte que corta, que costura e ninguém é mais ou menos importante dentro de uma estrutura dessa” frisou Cassinho.
A nova Diretoria ficou composta da seguinte forma:
- Cássio de Assis Cunha Neto – Presidente
- Elizeu sabino dos Santos – Vice-Presidente
- José Carlos Moreira – 1º Secretário
- Laís Ferro de Campos Wiezel – 2ª Secretária
- Antônio Carlos Pontes Portugal – 1º Tesoureiro
- Hélio Coraci Messias – 2º Tesoureiro
- Celso Eleutério – Presidente do Conselho
- Elizeu Adriano Wiezel - Secretário do Conselho
- Cid André Rachetti – Conselheiro Membro
- Wagner José Rachetti – Conselheiro Suplente
- José de Castro Rangon – Conselheiro Suplente
- José Roberto Aguiar – Conselheiro Suplente
Acompanharam a cerimônia de posse os vereadores Valdinei Procópio da Silva (Dinei do Lanche), Carlos Alexandre Ferreira Francisco (Lê da Farmácia), Manuil Egidio Leal de Souza, Mário Marco Barbosa Titarelli (Marinho Titarelli) e a vereadora Roseli das Graças Vieira Guidelli. Também esteve presente o Padre Alex, da Paróquia São Judas Tadeu, alguns convidados, Amigos e Amigas da Santa Casa, Colaboradores, o Vice-prefeito e Diretor Técnico da Instituição, Dr. Marco Antônio Di Serio, e as Diretoras do Corpo Clínico da Santa Casa, as doutoras Elisa Abdalla de Sordi e Gabrielly Aparecida Miranda Cabral.
A Chefe de Setor da Atenção Básica de Saúde, Luciana Capeletti, representou o Diretor Municipal de Saúde. Também compareceram e discursaram os ex-presidentes da Santa Casa, Elizeu Sabino e Carlinhos Portugal, que continuam agora como membros da nova Diretoria.