Ontem foi a vez das profissionais das Escolas Municipais de Educação Infantil: Florentina Andrade Capeletti "Dona Nenzinha", Salute Canselier Sra. Irmã Hermana, Luzia Helena Menta Monici, Elias Bau Manoel De Barros e Casa da Criança receberem capacitação em noções básicas de Primeiros Socorros.
Promovido pelo Departamento de Educação da Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo, o treinamento cumpre a Lei Federal nº 13.722 de 2018, de nome Lei Lucas, que tem por objetivo capacitar os profissionais para agirem preventivamente em situações de emergência e urgência no ambiente escolar, até a chegada do resgate.
O Centro Cultural esteve praticamente lotado para a palestra da enfermeira Michele Costa, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que trabalhou o tema “Sangramento Nasal e Engasgo”. Na ocasião as participantes puderam aprender na teoria e, também na prática com bonecos simuladores os procedimentos, protocolos e manobras para a desobstrução das Vias Aéreas, a exemplo da manobra de Heimlich, muito utilizada em casos por asfixia provocada por um pedaço de alimento ou objeto que fique preso nas vias respiratórias, impedindo a vítima de respirar e podendo até vir a óbito.
A capacitação é uma exigência da Lei Lucas, atualmente obrigatória em estabelecimentos de ensino após a morte do garoto Lucas Begalli Zamora, de 10 anos, em Cordeirópolis-SP. Na ocasião, ao participar de um passeio escolar no ano de 2017, o menino se engasgou com um pedaço de salsicha e, a falta dos primeiros socorros o levaram a morte cerebral, em decorrência de asfixia mecânica.