O Centro de Convivência do Idoso Laila Mussi Moussa sediou, na noite de quarta-feira, 28, um bate papo-sobre o Poder da Escuta. Participaram do encontro representantes do Conselho da Mulher de Santa Rosa de Viterbo dos Projetos Marias e Câmara de Mediação de Ribeirão Preto (CMARP Sensibiliza).
O intuito do evento foi despertar e sensibilizar as pessoas para uma escuta ativa, uma das ferramentas da mediação e uma técnica de resolução de conflito consensual, que tem como principal objetivo resgatar o diálogo entre as partes.
“O principal objetivo foi sensibilizar não só os profissionais, mas também a população sobre a importância da comunicação e do diálogo e, em especial, a escuta ativa, que é aquela escuta que você está presente, uma escuta qualificada, quando realmente você quer entender e se interessar pelo o que o outro diz. E foi sobre o que as mediadoras Gisele e Luciene falaram no Centro de Referência do Idoso. A importância de uma comunicação não violenta e do acolhimento do outro, o acolhimento de ideias, o acolhimento do progresso do outro, o acolhimento do fracasso, o acolhimento de todas as fases do ser humano, tudo isso em torno da comunicação, que não envolve só palavras e também envolve gestos. Às vezes o nosso silêncio diz tudo para a outra pessoa e é preciso sensibilizar para que o nosso diálogo e a nossa comunicação não tenham falhas. Além disso a comunicação e a escuta ativa é a solução para inúmeros conflitos, o que foi demonstrado pelas mediadoras através de alguns eventos que elas já vivenciaram” explicou a advogada Isadora Maria.