O Prefeito Omar Nagib e o Assessor Arnaldo Cersossimo, estiveram na Câmara Municipal para tratar sobre a 1ª Feira de Desenvolvimento, marcada para os dias 20 e 21 de outubro, em Santa Rosa de Viterbo. Na ocasião estiveram presentes as vereadoras Roseli das Graças Vieira Guidelli e Aparecida Donizete Estevam, e os vereadores Luís dos Reis Augusto, Francisco Justino Mota Neto e Teófilo Rose.
Além de apresentar os objetivos da realização da Feira, outra pauta abordada pelo Prefeito Omar Nagib foi a geração de emprego e renda no munícipio, uma das prioridades da Administração Municipal que tem buscado parcerias para proporcionar aos santa-rosenses capacitação e oportunidades de inserção no mercado de trabalho.
“Esta Feira é uma coisa inédita não só em Santa Rosa, mas na região e no estado. A ideia é começar a fomentar uma cultura de mostrar o potencial da cidade e, ao mesmo tempo, criar condições, incentivos e sugestões para que a gente possa trazer novos investimentos de empresas e geração de renda e emprego para o município. É o início de uma situação para valer. Santa Rosa tem potencial primeiro na formação de mão de obra. E nós estamos concentrando força política para trazermos mais cursos não só para a formação de mão de obra, mas também para capacitação do operário que já está empregado para ele evoluir no seu emprego. Já conseguimos Enfermagem e estamos reavendo o de Mecatrônica. Tem vários outros cursos que o Arnaldo está prospectando e, em breve, ele irá à São Paulo para acertar. São cursos rápidos de eletricista, soldador, caldeireiro e torneiro mecânico, entre outros” explicou o Prefeito Omar Nagib.
Arnaldo Cersossimo, Diretor de Desenvolvimento Econômico, reforçou a necessidade da capacitação e falou sobre a importância da Feira no contexto social. “Queremos aproveitar esta oportunidade para sensibilizar e mudar a realidade social das pessoas. Esse é o aspecto mais amplo desta Feira de Desenvolvimento. E uma coisa muito importante: Nós pensamos em fazer uma feira pensando em todas as camadas, inclusive para aquele senhor de mais de 50 anos de idade que acha que a vida acabou, mas ainda tem muito potencial para desenvolver. Nós vamos inserir no mercado de trabalho, só que esse pessoal, desde o menino até os 50 anos ou mais, precisa buscar capacitação e conhecimento para que realmente consiga se desenvolver em uma empresa ou no particular. Eu conversei com as empresas e nos estantes delas terão RH, onde esse pessoal em busca de emprego vai ter a oportunidade de falar com a empresa diretamente e de repente sair empregado ali. E também resolver do outro lado: O problema da empresa na busca de um profissional. Nós tivemos a oportunidade de conhecer todas as empresas e todas elas tem a mesma necessidade: a mão de obra capacitada para ocupar as vagas existentes, o que são muitas. Um dos mitos que nós estamos derrubando é o de dizer que Santa Rosa não tem emprego. Isso é uma mentira, uma falácia. O que nos choca também é saber que as empresas contratam profissionais do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Araraquara, Ribeirão Preto, Tambaú, entre outras. Cada pessoa que vem de fora, ocupa o lugar de um santa-rosense e a renda não fica aqui, vai para a cidade de origem. Então vai ser um momento muito interessante para sensibilizarmos e fazermos entender que precisa buscar conhecimento, precisa de capacitação. Se não vai ficar em casa assistindo a sessão da tarde. Se não buscar conhecimento e capacitação não adianta, as vagas estarão ali e não serão ocupadas. Nós precisamos sensibilizar sobre essa necessidade: De se preparar e buscar conhecimento. Então a Feira é isto, para trazer muita informação, oportunidades e capacitar a cidade para receber os novos investimentos”.
Sobre a Feira
A Feira será realizada no Espaço Coliseu. Mais de 30 expositores, divididos em 4 blocos: Emprego e Renda, Educação/Capacitação, Financiamentos e Consultoria e Gestão, já confirmaram participação.
Simultaneamente, haverá o Painel de Debates na quinta e sexta-feira. Será um ciclo de palestras com personagens de destaque nas áreas de Empreendedorismo, Turismo-Empreendedor, Agronegócio, Gente e Gestão de Pessoas, SEBRAE 50+, Regime Tributário e, finalizando, Talk Show com mais de 15 empreendedores locais.
Público Alvo
Jovem em busca de orientação para definição de sua carreira profissional; Cidadão que almeja iniciar um negócio, mas não tem conhecimento/orientação das providencias necessárias, Cidadão que já tem negócio aberto, mas precisa de orientação/consultoria para torná-lo sustentável e rentável; Cidadão que tem ideia inovadora e quer desenvolvê-la de maneira autônoma, Cidadão que já tem uma profissão definida e consolidada, mas que precisa de uma oportunidade de emprego, Empresas que buscam profissionais capacitados para ocuparem vagas disponíveis, Empresas que tenham linha de financiamentos a produção e queiram ofertá-las, Empresas que atuam na área de educação e capacitação e queiram ofertá-las e Instituições governamentais que tenham programas de incentivo a empreendedores e queiram ofertá-los.
Painel de Debate
Com as participações do Arquiteto, Urbanista e Prefeito Municipal, Omar Nagib Moussa, do Professor Rudinei Toneto Junior – Titular do Departamento de Economia da FEA –USP Ribeirão Preto e do Dr. Aurílio Sérgio Costa Caiado – Secretário de Finanças de Campinas e vasta experiência em órgãos de Desenvolvimento do Estado de São Paulo, o painel de debates terá como tema: “A realidade socioeconômica de Santa Rosa de Viterbo no cenário local e regional, e as oportunidades e alternativas para alavancar seu desenvolvimento”.
Durante a Feira, o SENAC oferecerá 25 vagas para Curso de Garçom
Por ocasião da 1ª Feira de Desenvolvimento, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial – SENAC, em parceria com a Prefeitura Municipal, realizará inscrições para o Curso de Garçom, com 25 vagas para jovens santa-rosenses com idade entre 14 e 24 anos. É oportunidade para quem pretende entrar no mercado de trabalho se capacitar nos fundamentos da excelência no atendimento.
Instituições e Empresas que já confirmaram presença
SEBRAE, SENAI, SENAC, SEMEG, Caixa Federal, Crediguaçu, Santander, Banco do Povo, PAT, Univesp, Cruzeiro do Sul, Senar, Cat, Casa da Agricultura, Anhanguera, Estácio de Sá, Paula Souza, empresas locais, Artivinco, Chiaperini, Minalice, Max Vibe, NIG, Via Norte e Minaura.