O Setor de Tributação está localizado na Avenida Rio Branco

 

Publicado em: 10/10/2022 08:55 | Fonte/Agência: Setor de Planejamento e Finanças

Whatsapp

 

  O Setor de Tributação da Diretoria de Planejamento e Finanças da Prefeitura Municipal está localizado na Avenida Rio Branco, nº116, Centro.  O horário de atendimento é das 08h00 às 11h00 e das 13h00 às 17h00, de segunda a sexta feira.

 

As situações que necessitam da presença do Contribuinte no Setor são:  Parcelamento de dívidas ativas, Guia do ITBI, Taxa de cemitério, Alvará de funcionamento, abertura, alterações e cancelamentos de empresas na esfera municipal e ITR (Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural).

 

Pela internet, no site www.santarosa.sp.gov.br, é possível obter a Guia do IPTU – boletos atualizados, Certidão Negativa de Débitos, Situação do Contribuinte, Certidão Negativa do Imóvel, Certidão Negativada do Contribuinte e Espelho Imobiliário.

 

No caso de empresas, também é possível acessar documentos pelo site da Prefeitura, neste caso, através da aba “Empresas”  que permite obter: Nota Fiscal Eletrônica, Livro Eletrônico,  Guia do ISS atualizada, Guia Unificada, Certidão Negativa do Econômico e Sebrae Aqui.

 

 Para efeito de esclarecimento aos contribuintes sobre os serviços prestados para a população, informa-se que além dos tributos previstos na Constituição Federal de 1988 de competência do município, (Art. 156, incisos 1, 2 e 3, especificamente sobre o IPTU, ITBI e ISSQN, respectivamente).  Além de impostos, a Prefeitura cobra taxas diversas, conforme estabelecido no Código Tributário Municipal, Art. 380 da LC 240/2014.

Dentre as taxas cobradas estão:

1 – Taxa de licença para funcionamento em horário normal

2 – Taxa de licença para exercício do comércio ambulante

3 – Taxa de fiscalização de licença para execução de obras de construção civil e similares

4 – Taxa de publicidade

6 – Taxa de fiscalização de licença para ocupação e permanência em áreas, nas vias, logradouros e passeios públicos, solo, subsolo e espaço aéreo, inclusive em mercados livres e firas livres

7 – Taxa de serviços públicos

8 – Taxa de cemitério.

      No caso dos tributos, todo ano a Prefeitura emite o carnê de pagamento do IPTU e do ISSQN e faz a entrega na casa dos Contribuintes ou no endereço por eles fornecidos.

   A Prefeitura não recebe pagamentos, tudo é feito nos bancos, Caixa, Lotérica ou nos Correspondentes Bancários do Banco do Brasil ou da CAIXA. Isso também serve para o caso das taxas

    Caso o contribuinte não tenha recebido o carnê de IPTU ou do ISSQN, ou mesmo quando por razões diversas atrasar o pagamento da parcela do ano vigente, não precisa comparecer ao Setor de Tributação.  Basta entrar no site da Prefeitura que, gratuitamente, terá acesso aos seguintes documentos:

 

- Guia do IPTU – boletos atualizados

- Certidão Negativa de Débitos

- Situação do Contribuinte

- Certidão Negativa do Imóvel

- Certidão Negativada do Contribuinte

- Espelho Imobiliário

 

Para ter acesso a esses documentos basta acessar o site: https://www.santarosa.sp.gov.br/site/ e abrir a aba “Cidadão” e escolher o documento que necessita.

 

  No caso de empresas, o acesso deve ser pela aba “Empresas”, que permite obter os seguintes documentos:

- Nota Fiscal Eletrônica,

- Livro Eletrônico

- Guia do ISS atualizada,

- Guia unificada,

- Certidão Negativa do Econômico

- Sebrae Aqui.

   

O atendimento é feito presencialmente, quando necessita do comparecimento do Contribuinte no Setor de Tributação, nas seguintes situações:

- Parcelamento de dívidas ativas

- Guia do ITBI

- Taxa de cemitério

- Alvará de funcionamento

- Abertura, alterações e cancelamentos de empresas na esfera municipal

- ITR

 

Informações podem ser obtidas pelo telefone 3954-8823 e 3954-8824.