Santa Rosa de Viterbo recebe o Prêmio Luiza Matida
A Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo, por meio da Diretoria Municipal de Saúde, recebeu a premiação Luiza Matida, concedida aos municípios que alcançaram indicadores para a redução ou eliminação da transmissão vertical do HIV e/ou a Sífilis Congênita. Dentre os 645 municípios do Estado de São Paulo, apenas 236 receberam a honraria, enquanto que na região de Ribeirão Preto foram somente 05 prefeituras.
O Diretor Municipal André Nader e a Enfermeira Ana Maria, da Vigilância Epidemiológica do município, estiveram presentes no Centro de Convenções Ibirapuera, em São Paulo, para receber o troféu acompanhado de um certificado da 4ª Edição do Prêmio na manhã de segunda-feira, 06. “Estamos extremamente felizes pelo reconhecimento do trabalho desenvolvido em nossa cidade, que só é possível pelo apoio do nosso Prefeito Omar Nagib, que não mede esforços para investir em políticas públicas do setor que sempre tem o objetivo de proporcionar melhor qualidade de vida e saúde à população” comentou Nader.
Em Santa Rosa de Viterbo, o Departamento de Saúde testa todas as grávidas durante o pré-natal, acompanhamento que é feito mensalmente nas Unidades Básicas de Saúde. Caso seja detectada a infecção, as mesmas recebem tratamento com remédio, passam por exames laboratoriais e são acompanhadas pela Vigilância Epidemiológica. O diagnóstico precoce, em conjunto com o tratamento, acompanhamento e o pré-natal do homem, minimiza e até elimina o risco do bebê nascer portando a infecção.
Sobre a premiação
O nome do prêmio trata-se de homenagem à médica pediatra e sanitarista Luiza Harunari Matida, uma das profissionais responsáveis pela elaboração das políticas e ações de controle da sífilis no estado de São Paulo. Falecida no ano de 2014, Matida trabalhou por 20 anos no Centro de Referência e Treinamento DST/AIDS-SP da Secretaria de Estado da Saúde.