Sala de Situação da Dengue avalia ações realizadas no combate ao Aedes aegypti em 2022
"Com um trabalho de formiguinha conseguimos colher bons resultados. Foi um ano bem positivo, porém é preciso continuar despertando a população para não deixar água parada, principalmente em períodos chuvosos" avaliou Cristiane Wiezel, chefe do setor de Controle de Vetores e Endemias na última reunião do ano entre os membros da Sala de Situação da Dengue, ocasião em que além do planejamento das novas ações contínuas de prevenção às arboviroses, também foi apresentado o balanço das atividades desenvolvidas durante este ano e discutidas as responsabilidades de cada setor municipal para o enfrentamento do mosquito no próximo ano.
Um comparativo com o ano anterior também foi demonstrado. Segundo os números, Santa Rosa deve encerrar 2022 com 399 casos positivos de Dengue. Ao longo do ano foram 675 notificações, 244 casos descartados e 03 inconclusivos até o fechamento desta matéria. No ano de 2021 foram apenas dois casos positivos, enquanto que a cidade viveu uma epidemia com 451 casos em 2020, chegando a ter 144 positivos em um único mês.
Para o início de 2023 um mutirão de limpeza deve acontecer em toda a cidade, em data ainda a ser divulgada para o recolhimento de materiais e objetos que possam servir de criadouros do mosquito Aedes aegypti.