Mutirão contra a Dengue e Arrastão de limpeza recolheram 60 toneladas de lixo
Ação foi encerrada com um lanche e a presença do Prefeito Omar Nagib
Sob o sol escaldante ou tempo nublado, os entulhos, as sucatas, garrafas, galhadas de árvores, móveis velhos, pneus e materiais inservíveis em geral, tudo o que estava à frente dos agentes que participaram do Mutirão contra a Dengue e o Arrastão de limpeza, foi recolhido ao longo da semana passada e destinado para um local onde não se tornam potenciais criadouros para o mosquito Aedes aegypti, que também transmite a chigungunya e o zika vírus.
Tais materiais foram descartados pela população ou estavam a céu aberto em terrenos baldios. O saldo foi um montante de 60 toneladas de lixo recolhidos e transportados em dezenas de viagens pelos caminhões de apoio.
Finalizada a ação, como forma de agradecimento pelo empenho, os 60 agentes de diversos setores da Prefeitura Municipal, receberam um lanche na manhã de sexta-feira, oportunidade em que o Prefeito Omar Nagib elogiou todos os envolvidos na missão. “O lanche foi preparado para agradecer o importante trabalho de vocês. Cada um faz parte da gestão e a cidade precisa de vocês” disse.
Durante as vistorias, a equipe do setor de Vetores e Endemias encontrou várias situações que dificultam o trabalho deles, mas favorecem a proliferação do mosquito. Todas foram documentadas.
Reclamações também foram recebidas, um total de 60, envolvendo imóveis fechados e abandonados, com mato alto e recipientes acumulando água. O Prefeito Omar Nagib também falou sobre isso. “Vi muitos problemas, que depois eu quero que sejam catalogados para a gente tentar resolver ou minimizar esse problema da Dengue, que é muito sério e, quem teve, como eu, sabe. Achei que iria para o beleléu. A população depende do nosso trabalho e também deve ajudar nesta luta”.
Por fim Omar ainda adiantou que a cidade terá, em breve, um aliado importante contra o mosquito da Dengue. “Está em tramitação jurídica a contratação de um serviço de monitoramento do Aedes aegypti. Algo revolucionário, que põe a nossa cidade à frente de outras. Serão instaladas armadilhas em toda a cidade para capturar o mosquito. Feito isso, depois de pego ele será levado para um laboratório, onde após análise e constatação de infecção, faremos um trabalho intenso de limpeza e pulverização naquela região onde ele estava. Acredito que a longo prazo será algo eficaz e formidável. E é isso aí, vamos em frente”.
Também estiveram presentes no encerramento da ação o Diretor Municipal de Saúde, André Nader, a Chefe de Setor da Atenção Básica de Saúde, Luciana Capeleti, e o Diretor de Engenharia e Obras, Marcelo Benjamin Sordi.