Palestra conscientiza Profissionais da Saúde sobre a Prevenção, o Diagnóstico e o Combate da Hanseníase

 

Publicado em: 02/02/2023 06:47

Whatsapp

 

Palestra conscientiza Profissionais da Saúde sobre a Prevenção, o Diagnóstico e o Combate da Hanseníase

Como parte da programação das atividades da Campanha “Janeiro Roxo” que chama atenção para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e o combate da Hanseníase, o Departamento de Saúde da Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo finalizou ontem, 31, o ciclo de palestras para os Profissionais de Saúde. Estiveram presentes no Centro Cultural enfermeiras, técnicas de enfermagem, a chefe do setor de Atenção Básica da Saúde, Luciana Capeleti, a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Ana Maria da Silva, e o médico e vice-prefeito Dr. Marco Antônio Di Serio.

Entre os temas ministrados pelo pediatra e médico assistente da V.E, Dr. Acácio Siqueira, também estiveram as novas normativas e os protocolos estabelecidos pelo Ministério da Saúde para o tratamento da doença. “A Hanseníase é listada pela Organização Mundial da Saúde como uma das doenças mais negligenciadas. E o Brasil é o segundo país do mundo em número de casos, ficando atrás só da Índia” disse.

A Hanseníase é uma doença crônica transmissível causada pela bactéria Mycobacterium leprae. Alguns de seus sintomas são: manchas claras ou escuras na pele acompanhadas de alterações como perda de sensibilidade (para o toque, o quente e o frio), queda dos pelos, perda da força e nariz entupido com frequência, associado a feridas e sangramentos. Pode aparecer caroço ou inchaço nas partes mais frias do corpo, como as orelhas e cotovelos.

Caso apresente alguma dessas alterações você deve procurar o Posto de Saúde de sua referência. A Hanseníase tem tratamento gratuito e é realizado pelo SUS, podendo durar de 06 meses a 01 ano. Se não tratada, pode levar o paciente a ter incapacidades físicas.

 

 


Imagens