Volta às aulas 2023: Educação Ambiental passa a ser um componente obrigatório nas escolas
Entre as novidades deste ano letivo não só para a Rede Pública de Ensino Municipal, como também para as escolas particulares e do estado, está a implantação do Ensino Ambiental, instituído pela lei 5080/22 de autoria do Prefeito Omar Nagib e aprovada pela Câmara Municipal no final do ano passado.
A Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA) foi criada com o objetivo de promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino de forma transversal, interdisciplinar e transdisciplinar, além de proporcionar o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente. Para isso foram definidas uma série de ações que deverão ser trabalhadas a partir deste ano e, obrigatoriamente, nos próximos. São elas: A implantação da coleta seletiva nas escolas de Ensino Fundamental; a criação do Centro Municipal de Educação Ambiental (Escola desativada de Nhumirim); a construção do Viveiro Municipal (Bosque) e a participação dos alunos em leitura ambiental e em oficinas práticas de Compostagem e Plantio de Mudas, Sementes e Hortaliças no Centro de Educação Ambiental, além de envolver a comunidade em geral em programas, projetos e ações norteados pelas diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, cidade sustentável, gestão das águas, mudanças climáticas e qualidade do ar.
Na prática será um processo de aprendizagem para a construção de uma sociedade ecologicamente responsável, economicamente viável, de participação individual, coletiva e permanentemente responsável na preservação do equilíbrio do meio ambiente, entendendo-se defesa da qualidade ambiental como valor inseparável do exercício da cidadania.
Sobre tema, a Professora Vilma Andresa Ribeiro Chiquito Breda e, a Diretora de Meio Ambiente da Prefeitura Municipal, Camila Michele Ramos Fedel Passoni, idealizadoras da PMEA, falaram para Professores e Diretores do Ensino Fundamental, além de Educadores físicos, de artes e Coordenadores pedagógicos na quarta-feira, 01, durante a semana de capacitação para os profissionais da Rede Municipal de Educação.
A PMEA ainda instituiu a Semana do Meio Ambiente, que será comemorada nas escolas, estabelecimentos públicos e por meio de campanha junto à comunidade, através de programações educativas na primeira semana de junho de cada ano, além de estabelecer datas comemorativas ambientais, que deverão ser trabalhadas nas escolas.
Nesta semana o Departamento de Meio Ambiente lançou um chamamento para agregar interessados no desenvolvimento de algumas ações. "Lançamos um edital em busca de parcerias junto ao terceiro setor para desenvolver o programa. Caso alguma empresa também se interesse nos procure. Estamos à disposição" explicou Camila Fedel.