Reunião pode selar junção de CDL e ACI, favorecendo o empresariado local

 

Publicado em: 16/02/2023 08:25

Whatsapp

 

Reunião pode selar junção de CDL e ACI, favorecendo o empresariado local

 

Acompanhado de alguns Diretores da Prefeitura Municipal, o Prefeito Omar Nagib participou de uma reunião que teve como pauta o futuro da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Rosa de Viterbo. No encontro, que ocorreu no plenário da Câmara Municipal, estiveram presentes o Presidente e vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Santa Rosa de Viterbo (CDL) Ângelo Monici e Victor Vilas Boas, o vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), Chico Pinguera, o Presidente da Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP), Dorival Balbino, e os Diretores Paulo Tadeu Barros e Antônio Luiz, além do fundador e Presidente da Associação Comercial e Industrial (ACI) de Santa Rosa de Viterbo, Valdivino Soares dos Santos, e o Presidente da Câmara Municipal, Alberto Lerco Coelho.

O principal objetivo da reunião foi discutir e encontrar alternativas para a continuidade da existência da Associação Comercial e Industrial de Santa Rosa de Viterbo, fundada em 20 de maio de 1988. Para isso, a FACESP, que congrega mais de 400 Associações no Estado de São Paulo, está disposta a oferecer suporte, apoio através de uma estrutura de recursos humanos e uma gama de serviços e benefícios aos empresários santa-rosenses, desde que a ACI local se renove e se legalize juridicamente, formalizando uma nova diretoria. A alternativa levantada foi de que a ACI seja assumida pela CDL, para que ambos trabalhem e caminhem juntos. Ao final, ficou definido que a CDL reunirá a sua diretoria para discutir a possibilidade de agregar a ACI e a comitiva se dispôs a conversar com todos para viabilizar a parceria.

Em discurso, o Prefeito Omar Nagib falou sobre o que a gestão municipal vem fazendo nos quesitos geração de emprego e incentivo aos micros, pequenos e grandes empresários. Também se prontificou em colaborar no que for preciso no que diz respeito ao apoio para que a ACI continue existindo. “A ideia é muito interessante. Penso que a CDL, junto com a experiência do Valdivino, tem a oportunidade de alavancar ainda mais o comércio local a nível de investimento, isso a bem do município. A alternância do poder deve ocorrer em todos os níveis e, como gestor, estou disposto a fazer essa interlocução, para conversar. Vejo que uma Associação Comercial pujante, juntamente com as indústrias, comércios e prestadores de serviços, pode ajudar e muito o município com investimentos, fechamento de novos nichos de negócios e o aumento da empregabilidade e da renda. Estamos à disposição para o que der e vier. É uma oportunidade que temos e agradeço em nome do município. Estamos de braços abertos para ajudar vocês” disse.

Atualmente a CDL conta com 74 associados e a ACI, 12. Em termos de quantidade de empresas, tendo como base informações do Setor de Tributação da Prefeitura, Santa Rosa de Viterbo contabiliza 3.671 ativas, sendo que destas 1.571 são microempresas, com destaque para o setor de Serviços, considerando a maioria. Já as indústrias de grande porte são 10.