Saúde Municipal já atendeu 200 mulheres com exames de Mamografia
Desde o ano passado, quando o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a priorizar o exame da mamografia somente em mulheres dos 50 aos 69 anos, para atender aquelas que não estão no chamado “grupo de risco” ou no “critério de seleção”, a Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo, por meio do Departamento de Saúde, optou por contratar os procedimentos com recursos próprios para atender as pacientes das outras faixas etárias, desde que tenham indicação ou encaminhamento médico.
Desta forma, entre dezembro de 2022 e o mês de janeiro deste ano, o município já beneficiou 200 pacientes da Rede Básica de Saúde através do exame que está sendo feito em uma clínica da cidade de Ribeirão Preto. “A Secretaria Estadual de Saúde não está mais realizando o exame para quem não pertence ao grupo de risco, mulheres que tem idade até 49 anos e acima dos 70. Por conta disso, a Prefeitura firmou contrato para atendê-las, já que pelo SUS só consegue fazer o exame quem está dentro da faixa etária” explicou o Diretor Municipal de Saúde, André Nader.
De acordo com o Ministério da Saúde, a chance de cura nos casos de Câncer de Mama, quando descobertos de forma precoce, passa dos 90%. Para o Prefeito Omar Nagib, viabilizar o acesso ao exame significa atenção e cuidado. "Sabemos da gravidade do câncer de mama e detectar a doença em fase inicial é muito importante para um tratamento eficaz e de sucesso. Infelizmente nem todo mundo tem condições de custear um exame particular e, proporcionar isso às mulheres santa-rosenses, não tem preço" finalizou.