Prefeitura apresenta a contabilistas o software que vai melhorar a eficiência da Gestão Tributária do Município
A Prefeitura Municipal, por meio do Departamento de Planejamento e Finanças, reuniu os profissionais de Contabilidade de Santa Rosa de Viterbo na manhã de quarta-feira, 01, para apresentar o Sistema Eletrônico de Gestão, Monitoramento e Análise para efeito de Apuração do Valor Adicionado Fiscal, que possibilitará ao município, gerenciar e acompanhar as declarações sobre a prestação de serviços e a entrada e saída de mercadorias que constituam o fator gerador do ICMS (Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual, Intermunicipal e de Comunicação).
“Essa reunião visa uma interação entre a Economia da cidade e a Prefeitura. A dona Ana Maria já vem trabalhando algum tempo no intuito de melhorarmos a receita do município, sem contudo, onerar o pagador de impostos. Adquirimos um software que vai nos ajudar muito na gestão da conferência para aumentar a receita e facilitar o intercâmbio e a parceria com os setores da prestação de serviços, da indústria e do comércio. Por isso convidamos os escritórios contábeis para que possamos, a partir daqui, ter essa interação que vai ser boa para todos” disse o Prefeito Omar Nagib.
A Diretora do Departamento de Planejamento e Finanças, Ana Maria Belavenuto, também falou sobre a importância da nova ferramenta. “Estamos trabalhando no caminho da eficiência da Gestão Tributária sem causar nenhum aumento de custo para ninguém. A gente observa que no Setor Tributário a Prefeitura ainda carece de uma série de ferramentas para melhorar essa eficiência então, o objetivo com a aquisição deste software foi buscar uma ferramenta que nos permita esse monitoramento. A equipe da Tributação já passou por treinamento no uso da ferramenta e agora a ideia é monitorar para verificar se nós não estamos tendo uma perda na transferência de recursos do Governo do Estado para o Município, que precisa aumentar a arrecadação para devolver à sociedade aquilo que ela reivindica. O que vai deixar o cidadão satisfeito é a eficiência na apresentação ou na oferta de serviços públicos de qualidade. É esse o objetivo, único e exclusivamente” concluiu.