Conferência Municipal de Saúde definiu oito propostas para a construção de Políticas Públicas voltadas ao SUS

 

Publicado em: 03/03/2023 09:45

Whatsapp

 

Conferência Municipal de Saúde definiu oito propostas para a construção de Políticas Públicas voltadas ao SUS

A Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo, por meio do Departamento Municipal de Saúde, Assistência Social e o Conselho Municipal de Saúde, realizaram na terça-feira, dia 28 de fevereiro, a Conferência Municipal de Saúde, que teve como tema: "Garantir Direitos  e  Defender  o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã  vai  ser  outro  dia”.

O evento, que cumpriu a etapa municipal da 17ª Conferência Nacional de Saúde, ocorreu no plenário da Câmara Municipal e teve como objetivo mobilizar, discutir, propor diretrizes e estabelecer diálogos com a sociedade em prol da construção de Políticas Públicas voltadas ao Sistema Único de Saúde (SUS). Também ficou definida a escolha dos dois delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Saúde.

Quanto as propostas, ficaram assim definidas:

Eixo 1 – O BRASIL QUE TEMOS. O BRASIL QUE QUEREMOS

01 - Fortalecer o Programa Saúde na Escola, conscientizando desde a infância sobre o sistema de saúde em nosso território. 02 - Fortalecimento do vínculo dos profissionais médicos na Atenção Primária, visando a manutenção da assistência pelo mesmo profissional a fim de reduzir a rotatividade.

Eixo 2 – O PAPEL DO CONTROLE SOCIAL E DOS MOVIMENTOS SOCIAIS PARA SALVAR VIDAS

01 -Incentivar a participação popular através dos líderes religiosos/comunidades, estimulando sua participação de maneira efetiva. 02 - Fortalecimento do Conselho Municipal de Saúde

Eixo 3 – GARANTIR DIREITOS E DEFENDER O SUS, A VIDA E A DEMOCRACIA

01 - Fortalecimento da base das Políticas Públicas de Saúde, incluindo acesso as informações disponibilizadas aos usuários de maneira efetiva. 02- Fortalecimento das atividades desenvolvidas pela assistência social na saúde, com estabelecimento de protocolos de acesso, visando garantir a equidade no acesso aos serviços.

Eixo 4 – AMANHÃ VAI SER OUTRO DIA PARA TODAS AS PESSOAS

01 - Contratar diretor médico para direcionar fluxos e protocolos assistenciais e de acesso. 02 - Pleitear aumento dos recursos financeiros direcionados para a saúde dos municípios, buscando a ampliação do acesso aos serviços para a população.