Diretoria de Saúde informa sobre a Dengue
“Em época de chuva o produto que compõe o fumacê não tem eficácia. A situação em nossa cidade está controlada, já que o atual número de contaminados está abaixo de 0,1% da população. Todo o planejamento está sendo realizado para que, logo após a parada do período pluvial, o fumacê seja realizado” explicou o Diretor Municipal de Saúde, André Nader.
O assunto também foi tratado em reunião da Sala de Situação da Dengue, ocasião em que também foram apresentadas as dificuldades dos agentes para realizarem as ações de fiscalização e orientação. “Temos encontrado um alto número de casas fechadas e também um grande número de recipientes com água e larvas onde é possível adentrarmos. Pedimos a colaboração e cooperação de toda a população para que possamos combater a proliferação do mosquito. Também é importante que sejam registradas as notificações de sintomas no serviço médico” comentou um agente.
Os casos positivos de Dengue em Santa Rosa chegaram a 24 segundo o último boletim referente às arboviroses. O total de notificações soma 72. Vinte e sete pacientes estão aguardando resultado de exame e 22 tiveram o laudo negativo ou descartado para a doença, balanço feito na quinta-feira, 02 de março.
Por bairros, os casos positivos estão assim: 14 Nosso Teto, 01 Nova Roma, 01 Monte Alto, 01 Luiz Gonzaga, 01 Jardim Primavera, 01 Jardim das Flores, 01 Alto da Boa Vista, 02 Franco Montoro, 01 Dom Bosco e 01 Canaã.
A nebulização é uma das últimas alternativas para combater a Dengue e deve obedecer a critérios do Ministério da Saúde. A população também pode colaborar evitando água parada em qualquer local em que ela possa se acumular, em qualquer época do ano.
Para evitar a infestação do Aedes aegypti, é preciso adotar medidas permanentes de controle. Na prática, isso significa vistoriar possíveis criadouros em sua casa e nos locais onde possivelmente podem conter água parada: calhas, ralos, pneus, piscinas, vasos de plantas e lonas e manter as latas de lixo tampadas.