Prefeito Omar Nagib prestigia evento de incentivo ao Empreendedorismo e a Liderança Feminina no Agronegócio
“Mulheres, descubram-se no Campo” foi promovido pela Comissão Semeadoras do Agro, da FAESP (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo), em conjunto com o SENAR (Serviço Nacional de Aprendizagem), o Sindicato Rural de Santa Rosa de Viterbo e o SEBRAE-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).
O Sistema FAESP/SENAR-SP, em parceria com o Sindicato Rural de Santa Rosa de Viterbo e o SEBRAE-SP, realizou na noite de ontem, em Santa Rosa de Viterbo, o evento “Mulheres, descubram-se no Campo”, cujo objetivo é incentivar o empreendedorismo e a capacitação das mulheres no agronegócio, além de estimular a conscientização sobre a prevenção da saúde da mulher e o surgimento de novas lideranças femininas no setor.
A Comissão “Semeadoras do Agro”, da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), foi a responsável pelas palestras que abordaram “Ações da FAESP em prol das Mulheres do Campo”, o “Protagonismo Feminino - do Empreendedorismo ao Acesso a Crédito no Campo”, Inteligência Emocional com o tema “Descubra-se” e a importância do autocuidado em relação às doenças que podem adoecer as mulheres. As apresentações ficaram a cargo da ex-delegada da Polícia Civil, diretora da FAESP e Coordenadora da Comissão Semeadoras do Agro, Adriana Menezes, a empresária e vice-presidente da Comissão Semeadoras do Agro e vice-presidente do Conselho Feminino Superior da FIESP (CONFEM), Juliana Farah, a enfermeira Melina Cano de Haro e a consultora do SEBRAE-SP, Marina Mendonça Marinzeck.
Em meio ao público presente, esteve o Presidente do Sindicato Rural de Santa Rosa Pedro Luís Titrell, o gerente do SEBRAE-SP, Paulo Arruda, a vereadora Cidinha Estevam e o Prefeito Municipal Omar Nagib, que em discurso, destacou a importância das mulheres e os esforços da administração na constante busca por capacitação e qualificação. “Um evento como este é espetacular e que daqui possam surgir várias oportunidades, eu tenho certeza disso. Merecidamente cada vez mais a mulher está ganhando espaço na sociedade como um todo, nas empresas e nos órgãos públicos. E na maioria das vezes elas são melhores que a gente. Também destaco os esforços em conjunto que temos feito com o SEBRAE, o SENAI, o SENAR, o SESC, o SESI e a ETEC para proporcionarmos maiores possibilidade de capacitação tanto para os jovens, como também para as mulheres, que são quem mais sofrem com o desemprego e a falta de oportunidades” disse.
Ainda durante o evento, em que todos puderam agregar conhecimento, informação e motivação, Paulo Arruda, gerente do SEBRAE, anunciou o Feirão de Saldos em Santa Rosa, com data e programação a serem definidas. “A hora que formos realizar esse primeiro Feirão na Região, vai ser em Santa Rosa, a primeira cidade a receber o Feirão de Saldos, um evento grande para quarenta ou cinquenta empresas da cidade, para que a comunidade possa comprar com grandes descontos. Já assumi esse compromisso com o Prefeito” frisou.
Estiveram presentes pela Prefeitura Municipal o Diretor de Desenvolvimento, Econômico, Arnaldo Cersossimo, a Diretora de Meio Ambiente, Camila Fedel, a Assessora de Projetos Sociais, Andrea Rose, e representantes do PROCON, do Banco do Povo e do SEBRAE do município.
Avanço das lideranças femininas no Agro
Apesar dos avanços, ainda há grande caminho a percorrer para que as mulheres assumam um lugar de destaque no agro que seja equivalente à sua participação na sociedade brasileira atual. No Brasil, há 5 milhões de propriedades rurais e apenas 19% são chefiadas por mulheres. As Semeadoras do Agro atuam exatamente para conscientizar as mulheres de sua relevância e sua força para terem participação cada vez maior na liderança da produção rural.
O projeto “Mulheres, descubram-se no campo” vem sendo realizado em diversas cidades do Estado de São Paulo. A Comissão Semeadoras do Agro já se destacou em importantes eventos desde a sua criação, em 8 de março do ano passado, Dia Internacional da Mulher. Entre os quais o 1º Fórum Internacional da Virada Feminina (em Dubai), a Agrishow 2022, o 5° Conexidades em Guarujá, o Encontro Nacional do Agro em Brasília e da Feira do Empreendedor 2022, realizada em São Paulo, com um estande próprio, onde mostrou suas diversas atividades para o grande público presente.
Neste ano as Semeadoras já deram início ao ciclo de palestras do segundo módulo que leva o slogan “Mulheres, é tempo de Semear”, nos municípios que já foram contemplados na primeira rodada de eventos do ano passado – entre os temas abordados estão empreendedorismo feminino, direitos da mulher, educação e saúde no campo.