Primeiro exame de Endoscopia foi feito em uma paciente mulher

 

Publicado em: 24/03/2023 10:14

Whatsapp

 

Primeiro exame de Endoscopia foi feito em uma paciente mulher

 

A Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo, por meio do Departamento Municipal de Saúde e parceria com a Santa Casa de Misericórdia, iniciou hoje, quinta-feira (23), os exames de Endoscopia Digestiva Alta para atender a população santa-rosense. O objetivo é zerar a fila de espera no município e, ao mesmo tempo, proporcionar mais conforto e comodidade aos pacientes santa-rosenses que precisavam se deslocar até outras cidades para se submeterem ao procedimento.

O primeiro exame foi feito por volta das 09h30 da manhã, através do Gastroenterologista Dr. Alexandre Vieira Célia. A primeira paciente foi a senhora Valéria Aparecida Costa. “Temos toda a estrutura necessária para a realização da Endoscopia Diagnóstica e, em todos os exames faremos a biópsia. Os casos mais complexos, que exigirem algum procedimento, serão remarcados posteriormente" explicou o médico.

Acompanhando o início dos exames estiveram o Diretor Municipal de Saúde, André Nader, a chefe do setor de Atenção Básica da Saúde, Luciana Capeleti e o Administrador da Santa Casa, Mauro De Angelis.  As enfermeiras assistentes são: Maire (Responsável Técnica), Enfermeira Camila e a Auxiliar de Enfermagem Elisabete.

É através do exame de Endoscopia que se detecta algumas doenças como a gastrite e a hérnia de hiato, entre outras. Esta é a primeira vez na história de Santa Rosa de Viterbo que uma Administração assume este tipo de demanda no município e o custeia com recursos próprios. A realização também só é possível, graças à parceria com a Santa Casa.

 Vale lembrar ainda que desde o ano passado, quando o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a priorizar o exame da mamografia somente em mulheres dos 50 aos 69 anos, para atender aquelas que não estão no chamado “grupo de risco” ou no “critério de seleção”, a Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo, por meio do Departamento de Saúde, optou por contratar os procedimentos com recursos do município para atender as pacientes das outras faixas etárias, desde que tenham indicação ou encaminhamento médico. Já foram atendidas mais de 200 pacientes entre dezembro de 2022 e o mês de janeiro deste ano.

 

 


Imagens