2º Encontro com lideranças Empresariais de Santa Rosa de Viterbo

 

Publicado em: 29/03/2023 19:10

Whatsapp

 

2º Encontro com lideranças Empresariais de Santa Rosa de Viterbo buscou fortalecer ainda mais os vínculos entre o Poder Público e o Setor Privado

 

A Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo, através da Diretoria de Desenvolvimento Econômico realizou, na manhã desta quarta-feira, 29, a segunda edição do Encontro com as Lideranças Empresariais do município, cujo propósito é fortalecer ainda mais os vínculos entre o Poder Público e o Setor Privado. “O intuito desse encontro é dinamizar um pouco o incremento de oportunidades, agregar renda e aumentar o número de empregabilidade no município. Para isso, nada melhor do que reunirmos forças das áreas de prestação de serviço, do comércio e da indústria para juntos trocarmos ideias, sabermos quais são as necessidades no que diz respeito à mão de obra, e verificarmos onde podemos colaborar para que isso aconteça” explicou o Prefeito Omar Nagib.

 

O momento ainda foi uma oportunidade de confraternização, de compartilhamento de informações, anúncio da data da próxima Feira de Desenvolvimento, que acontecerá nos dias 26,27 e 28 de outubro, e também de boas notícias para o município.  

 

Recém-criada a Diretoria de Desenvolvimento Econômico têm suas ações voltadas ao crescimento do município através da captação de investimentos, incentivo ao empreendedorismo, e a busca por parcerias e qualificação profissional aos munícipes, entre outras demandas.

 

Além do Prefeito Omar Nagib estiveram presentes o vice-prefeito Dr. Marco Antônio Di Sério, o Diretor de Desenvolvimento Arnaldo Cersossimo, o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), Banco do Povo, PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador), o Poupatempo, a ETEC, o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), e a OH! Educação, do Empresário, Youtuber e Palestrante Cris Bazan, além do Presidente da Câmara Municipal, Alberto Lerco Coelho, vereadores Marinho, Roseli e Cidinha, demais Diretores da Prefeitura Municipal, Empresários, Empresárias e Representantes de Indústrias de nossa cidade.

 

Abrindo a roda de conversas, o Diretor de Desenvolvimento Econômico, Arnaldo Cersossimo, recepcionou os convidados e agradeceu a presença de todos. “Espero que todos aproveitem este encontro que vem atender os anseios e as necessidades do nosso empresariado de todos os setores” disse.

 

Destacado também pelo Diretor de Desenvolvimento foi a recente realização e o sucesso alcançado com o Feirão de Empregos em parceria com a Usina Moreno, ficando disponível a mesma estrutura às demais empresas locais para que façam também, os seus processos de recrutamento nos mesmos moldes.

 

Na sequência Paulo Arruda, gerente Regional do SEBRAE de Ribeirão Preto, elogiou a iniciativa, citou programas da instituição e disse querer realizar, ainda este ano, o evento Feirão de Saldos e Oportunidades em Santa Rosa de Viterbo, além de apoiar a 2ª Feira de Desenvolvimento.  “Aqui é uma cidade onde a gente fará um diferencial e queremos colocar o SEBRAE à disposição de vocês, empresários. Vamos apoiar a segunda Feira de Desenvolvimento, com certeza, e queremos apresentar uma nova ideia para esse ano ainda: Fazermos aqui um evento conhecido como Feirão de Saldos e Oportunidades, com atrações culturais da cidade, presenças da economia criativa e do setor de alimentação, além das indústrias, fazendo a sociedade se encontrar neste, que vai ser o primeiro na região Ribeirão Preto. E se essa ideia vir a evoluir gostaríamos do envolvimento de toda a comunidade empresarial e dos parceiros para que possamos fazer esse evento em parceria com as entidades do agro, da indústria, do comércio, do serviço, do poder público e do privado, isso para movimentar a cidade, o que será algo muito bacana. Vamos mostrar a realidade que às vezes fica esquecida na cidade e mostrar diversas oportunidades. Tomara que dê certo e seja modelo para a gente mostrar para toda a região” frisou.

 

Cris Bazan falou sobre as tratativas para implantar em Santa Rosa o programa “Trilhando os Caminhos do Primeiro Emprego”, que vai atender jovens de 14 a 17 anos e prepará-los para o mercado de trabalho.  “Minha proposta é trazer para Santa Rosa, em parceria com a Prefeitura, o Programa de Empregabilidade Juvenil, assim como fiz em Ribeirão Preto e Sertãozinho, para transformar os jovens e conscientizá-los sobre o comportamento para o trabalho, fazendo com que eles possam passar por situações de entrevista, autoconhecimento e marketing pessoal, entre outros. A gente tem muito a crescer” frisou.

 

Por fim, a senhora Maria Helena, gerente do SENAI, apresentou cursos disponíveis para qualificação da mão de obra e disse ter ficado surpresa com o evento realizado em Santa Rosa. “É uma oportunidade única e rara que vocês têm. Parabéns Prefeito. É uma das poucas vezes, em quase 25 anos de SENAI, que eu encontro tantas pessoas trabalhando para o bem comum e engajadas para preparar o profissional do futuro” destacou.

 

O Prefeito Omar Nabig ainda comentou sobre os esforços empreendidos pela Administração na busca por parcerias com o objetivo de capacitar e qualificar os munícipes para o mercado de trabalho. Lembrou ainda a recente conquista do Polo Univesp para Santa Rosa, instituição que será instalada no prédio da ETEC e que vai oferecer vários cursos de Educação Superior na modalidade a distância (EaD), totalmente gratuitos. “A melhor maneira de dar condição social para a população é gerar emprego e renda. A população espera isso, tanto da iniciativa privada quanto do poder público, que espera melhorar a qualidade de vida da sua população proporcionando saúde e educação de qualidade, cuidar dos espaços urbanos e fomentar a possibilidade de agregar renda. E o que espera o empresário: maior produtividade, melhoria da sua mão de obra, capacitação de sua mão de obra, melhoria na oferta de serviços e de produtos. Como vamos conseguir isso? Criamos a Diretoria de Desenvolvimento Econômico que está focando justamente nestes fatores. Em consonância com a ETEC, estamos agindo politicamente para que novos cursos venham para Santa Rosa, cursos de pequena duração e cursos que vocês entendam necessários para melhorar a mão de obra que vocês tem e, ao mesmo tempo, ampliar a gama de negócios que vocês oferecem. Estamos à disposição para o que der e vier. Acredito que a aproximação com as empresas é muito importante. A nossa ideia é essa” finalizou.