Tecnologia contratada pela Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo para combater a Dengue vira pauta em telejornais
Depois do jornal SBT Verdade que veiculou entrevista ao vivo com o Diretor de Saúde, André Nader, a EPTV de Ribeirão Preto veio conhecer o sistema e gravou reportagem que foi ao ar ontem à noite, 11 de abril, no jornal da EPTV 2ª Edição.
Acompanhe pelos links:
https://fb.watch/jR1IoO6h7S/?mibextid=Nif5oz
https://globoplay.globo.com/v/11523582/
https://www.youtube.com/watch?v=1376IbedGZg
Sobre o sistema
Trata-se de uma tecnologia contratada pela Prefeitura Muncipal de Santa Rosa de Viterbo junto à empresa Ecovec. Desenvolvido em parceria com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o sistema é premiado internacionalmente e usado em países como os EUA e algumas cidades do Brasil como Porto Alegre, Santos, Araraquara, Nova Europa, Alto Alegre e Itapeva. Na Região Metropolitana de Ribeirão Preto Santa Rosa será a primeira cidade a contar com o serviço.
Aliando ferramentas tecnológicas através da organização, análise de dados e monitoramento com GPS, além de armadilhas instaladas em localidades diferentes do município, o sistema funcionará através da captura das fêmeas do mosquito Aedes aegypti. Feito isso, a amostra será enviada para análise de DNA/RNA em laboratório para a identificação do sorotipo da Dengue 1, 2, 3 ou 4, ou até mesmo Zika ou Chikungunya.
As informações serão repassadas on-line pela Empresa a Prefeitura. E ainda pela internet, começará a ser feito um monitoramento da população do Aedes aegypti e do vírus circulante da Dengue naquela localidade onde houve a captura da fêmea infectada.
O sistema apresentará informações de campo atualizadas em tempo real, formatadas em mapas de infestação e tabelas de incidência, o que possibilitará ações rápidas através de mutirão de limpeza e até pulverização se necessário, a fim de evitar uma epidemia da doença no município. A empresa garante até 60% de redução no risco.
Ao todo serão 96 baús espalhados em pontos estratégicos do perímetro urbano. Os mosquitos fêmeas serão atraídos por meio do cheiro de um produto não tóxico misturado na água e, ao pousar dentro do recipiente, elas ficarão presas a um cartão adesivo para os procedimentos descritos acima.