Prefeito Omar Nagib e Autoridades Policiais do Município se reúnem para garantir a tranquilidade de pais, professores, alunos e da comunidade em geral
O Prefeito Omar Nagib recebeu, na manhã desta quarta-feira, 12, o 1° Sargento e Comandante do 3° GP da Polícia Militar no município, o PM Fábio Garbuglio, o Delegado da Polícia Civil, Helton Renz, e o Diretor Municipal de Educação, Marcos Ferri. O objetivo do encontro, que também contou com a presença de servidores de vários setores, foi discutir as ações para manter a tranquilidade de pais, professores, alunos e a comunidade em geral frente a onda de Fake News que vem sendo disseminada em todo o país, inclusive em nossa cidade, sobre possíveis ataques de violência em ambientes escolares.
O Prefeito Omar Nagib iniciou a reunião afirmando que recebeu diversas mensagens que estão gerando medo e pânico, o que afeta a comunidade escolar e seus familiares. Anunciou que por conta do Programa Atividade Delegada, uma parceria da Prefeitura com a Polícia Militar, a ronda escolar será intensificada em todas as escolas.
O Diretor de Educação destacou que todas as unidades escolares da Rede Municipal de Ensino possuem monitoramento com Câmeras de Segurança e Alarme. E conforme solicitação do Prefeito, haverá uma reunião entre todos os Diretores de Escolas e o Sargento da Polícia Militar, Fábio Garbuglio, para orientações sobre como agirem para manterem a tranquilidade de todos. “Muito mais para dar tranquilidade, pois não se tem notícia de nenhum incidente na cidade ou na região, segundo as autoridades policiais. Havendo qualquer acontecimento fora do normal, a Polícia será acionada".
O delegado Helton Renz explicou que não existe nada oficial sobre ameaças em nossa cidade e alertou que o compartilhamento de boatos e Fake News, pode ocasionar sanções penais a quem comete tais ações. “Não há nada de efetivo e nem de concreto. Isso tem acontecido em todos os municípios e, quem compartilha este tipo de notícia, está sujeito a responsabilizações”.
Sobre a atuação do policiamento no dia-a-dia e também que não há nenhuma informação verídica sobre os fatos, a PM informou. “Não tivemos denúncias e nem qualquer coisa que demonstre algo criminoso em escolas no município de Santa Rosa de Viterbo. Porém, ações em todo o Estado de São Paulo estão sendo tomadas desde o início de abril, com a intensificação do Patrulhamento Ostensivo por parte da Polícia Militar nos entornos dos estabelecimentos de ensino, em caso pontual, detectando algo criminal, é recomendado que acione o telefone de emergência 190, bem como, também pode-se procurar diretamente a Polícia Civil para confecção do Boletim de Ocorrência e investigação criminal”.
Ao final, os representantes das forças de Segurança Pública de Santa Rosa de Viterbo afirmaram que não há motivo para alteração na rotina escolar, isso frente aos pedidos de pais de alunos para a suspensão das aulas. “Não demonstra necessidade para alterar a rotina nas escolas, de fazer algo diferente” concluiu o Delegado Helton Renz.
Orientações das Autoridades Policiais do Estado
É muito importante também contar com a indispensável participação e colaboração dos pais na adoção das seguintes medidas:
• Monitoramento diário e regular da participação dos filhos nas redes sociais, incluindo postagens, troca de mensagens, curtidas, “brincadeiras” inadequadas e a propagação de Fake News.
“Deixem seus filhos na escola com a certeza de que estamos fazendo tudo o que podemos para garantir a segurança”.