Exposição Estética Regenerativa reúne obras de artesãos santa-rosenses
Começou anteontem, no Centro Cultural de Santa Rosa de Viterbo, a exposição Estética Regenerativa. O evento reúne trabalhos produzidos por artesãos santa-rosenses que participaram do programa Cooperativa do Design Criativo, uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e Proac, com apoio da Prefeitura Municipal através dos Departamentos de Cultura e Meio Ambiente.
São várias produções que tiveram como matéria-prima objetos descartados como lixo, materiais estes, que muitos de nós certamente não sabemos como eles podem ser reaproveitados. Agora, transformados em obras de arte ou até mesmo mobiliários, utensílios domésticos e peças decorativas, atraem olhares pela beleza e a criatividade dos artesãos.
Além do caráter estético e a contribuição para o Meio Ambiente, o projeto agrega conhecimento aos artesãos, que podem comercializar suas obras, conforme explica o coordenador e instrutor do projeto, André Costa. "Como parte das atividades que aconteceram dentro do programa Coperativa do Design Criativa, que se iniciaram em agosto do ano passado e foi até dezembro, estamos fazendo a vazão pública nesta exposição Estética Regenerativa, que é o resultado dessas ações. A qualidade do trabalho aqui apresentado resume a experiência que as pessoas tiveram no processo de transformação do descarte da sociedade em geral . A resultante desta experiência é a Estética Regenerativa, da qual a gente circula entre as artes visuais e o design, entre os planos bidimensional e tridimensional , sendo que a resultante desta experiência são objetos artísticos com valor de mercado . Por mais simples que seja , penso que isso possa gerar renda para as pessoas. Este é um dos grandes pilares das ações que a gente faz nos municípios. A pessoa pode transformar este conhecimento num método de trabalho e este método gerar uma renda ou uma complementação, como é o caso de pessoas que estão com a gente aqui" .
Feliz com o resultado do seu desempenho, Janete Fernandes Lima tem quatro trabalhos expostos. Agradeceu a oportunidade do aprendizado e frisou a sustentabilidade do projeto. “Gostei muito, é gratificante. Estamos tirando materiais do lixo e transformando em obras de arte. O Meio Ambiente agradece” disse.
Prestigiando a inauguração da exposição estiveram o vice-prefeito Dr. Marco Antônio Di Serio e Diretores da Prefeitura Municipal, além do público em geral. A TV Record de Ribeirão Preto também esteve presente no evento e gravou uma reportagem especial, que deve ir ao ar nos próximos dias.
A mostra segue até o dia 30 de abril para visitação do público.