Santa Rosa tem uma das melhores notas no Índice de Gestão de Resíduos Sólidos – IGR e é classificada como Gestão Eficiente
A gestão de resíduos sólidos da Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo é uma das mais eficientes da Região Metropolitana de Ribeirão Preto e a melhor em comparação com os resultados obtidos pelas cidades da região, isso de acordo com o relatório anual exercício 2023 e Ano Base 2022 do Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR), divulgado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística. A nota do município é 7,3551.
A classificação conquistada pela atual Administração é resultado da soma de diversas ações que envolvem a coleta, a varrição, a disposição final do lixo, campanhas de incentivo a reciclagem e projetos de Educação Ambiental, que foi implantada em Santa Rosa através da Lei Municipal n° 5080, proposta pelo Prefeito Omar Nagib.
“O Programa de Educação Ambiental estará disponível para atendimento direto dos alunos do Ensino Fundamental, em período complementar ao período escolar e indireto para professores da Rede de Ensino Fundamental, pequenos agricultores, funcionários públicos e população geral do município. E estamos realizando ações em datas comemorativas já previstas na lei da Política de Educação Ambiental, inclusive neste sábado, dia 03 de junho, ocorrerá uma ação na Feira Livre através do ‘Projeto Lixo: Uma Alternativa Lucrativa’ com uma coleta itinerante e educacional de materiais recicláveis, oferecendo mudas de árvores com orientação de plantio. Já na segunda-feira dia 05, faremos a entrega de 16 coletores de pilhas e baterias para as escolas públicas municipais e estaduais” explicou Camila Fedel, Diretora de Meio Ambiente do Município.
O Índice de Gestão de Resíduos Sólidos (IGR) tem o intuito de avaliar a gestão dos resíduos sólidos nos municípios no Estado de São Paulo, identificar fragilidades e oportunidades, bem como subsidiar o desenvolvimento de políticas públicas estaduais e municipais voltadas à melhoria da gestão.
“É importante ressaltar que são os esforços coletivos que geram grandes resultados. Quanto a questão de resíduos sólidos isso envolve uma série de fatores tais como: históricos, culturais, estruturais, temporais, educacionais, financeiros, políticos, entre muitos outros. Porém, nossa Administração está trabalhando firme para preservar o Meio Ambiente e garantir uma vida saudável a toda população”, concluiu o Prefeito Omar Nagib.