Após a enorme procura dos idosos no primeiro dia da vacinação, o prefeito Nando Gasperini em reunião no gabinete com a Diretoria de Saúde, decidiu adotar a estratégia “Vacina em Casa” para proteger e manter os idosos em casa.
A Diretoria de Saúde de Santa Rosa de Viterbo – juntamente com a Vigilância Epidemiológica – definiu como estratégia para a Campanha de Vacinação da Gripe 2020, iniciada em todo o país na última segunda-feira (23), que o atendimento dos idosos acontecesse nas oito escolas do município. A mudança de local teve o propósito de evitar que este público, o mais vulnerável ao novo coronavírus, tivesse que se aglomerar nas unidades de saúde da cidade.
A procura pela vacina foi enorme e logo no primeiro dia as doses se esgotaram. A Regional de Saúde havia disponibilizado apenas 30% do número previsto para a cidade na abertura da campanha. O município recebeu nova remessa de vacina na quarta-feira (25), e decidiu que a vacinação fosse realizada nas residências, percorrendo todos os bairros da cidade. Além da comodidade, esta decisão evitou a circulação dos idosos pela cidade, contribuindo para que todos continuem em seus lares e cumpram a quarentena à risca.
No total, oito equipes foram organizadas com enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, agentes de saúde, estagiários e motoristas. Na quinta-feira (26), estes profissionais foram distribuídos pela cidade e retomaram à vacinação.
O trabalho continuou nesta sexta-feira, avançando significativamente o número de residências visitadas e idosos e acamados atendidos domiciliarmente na cidade. Até quinta-feira, entre idosos acima de 60 anos e profissionais de saúde, aproximadamente 1500 foram imunizados.
Na sexta-feira, 27, a equipe esteve também no bairro de Nhumirim para realização da vacinação, de casa em casa, inclusive em chácaras nas imediações mais próximas. Na segunda-feira, 30, a equipe estará na fazenda Amália, à partir das 14 horas. E nós demais bairros da cidade continua a mesma estratégia de casa em casa, das 8 às 13 horas, seguindo se necessário nos demais dias, até atingir todas as residências e idosos.
A diretora do Departamento de Saúde, Heloísa Rigolli Pedersolli, lembra que a vacinação contra a gripe não tem efeito contra o novo coronavírus. “Este problema que tivemos com a falta de vacinação ocorreu em todos os municípios, pedimos desculpas à população pelos transtornos, mas com paciência todos serão vacinados”, disse.
A coordenadora desta ação, Luciana Capeletti Laccativa, informou o seguinte: " Em vários bairros muitas residências não receberam os profissionais da área da saúde. Se porventura, algum idoso ficar sem ser vacinado é só ligar em qualquer uma de nossas Unidades Básicas de Saúde, para receber devidas orientações, quanto ao procedimento a ser feito, disse ela.
O prefeito Luís Fernando Gasperini também pediu a compreensão da população. “Nesse momento de tantas incertezas e dificuldades, quero deixar aqui o meu muito obrigado a todos que atuam na saúde de Santa Rosa, na Prefeitura ou na Santa Casa, pois todos estão unidos neste momento difícil, dando o melhor de si para atender a população. Tenho fé que vamos vencer esta batalha”, finaliza o prefeito.