Prefeito Omar Nagib anuncia início da geração de energia pela Usina Fotovoltaica Municipal
Classificada como Microgeração, segundo a legislação vigente, a Usina Fotovoltaica 75 kW da Prefeitura Municipal já está em funcionamento e tem capacidade para geração média de 14.000 kWh/mês, destinada à compensação da energia consumida nas Unidades Municipais de Ensino.
A energia gerada pela Usina Fotovoltaica é injetada na rede pública da CPFL, gerando, através de medidor especial, tipo bidirecional, créditos, que serão utilizados para abater o consumo das unidades da Rede Municipal de Ensino, segundo percentuais pré-definidos para cada uma destas unidades. O processo é caracterizado como SCEE - Sistema de Compensação de Energia Elétrica, estritamente em conformidade com a legislação.
Ressalta-se que a Usina foi aprovada anteriormente à vigência da Lei 14.300, cuja data marco foi 07/01/2023, estando, portanto, até 2045, isenta das taxas instituídas por este marco regulatório, sendo um diferencial relevante que a torna muito mais rentável.
A economia prevista para a rede municipal de ensino, tratando-se de autoconsumo remoto, será de aproximadamente R$ 10.000,00/mensais. A Usina utiliza painéis de primeira linha, tipo bifaciais, de alto rendimento, projetando uma vida média superior a 25 anos, com baixa degradação da geração.
A partir do retorno do investimento (payback), a usina continuará gerando por décadas, representando significativa economia aos cofres públicos, com impacto positivo na redução das emissões de CO2.
Vantagens:
1. Energia renovável e sustentável
2. Redução dos custos de energia a longo prazo
3. Baixa manutenção
4. Geração distribuída
5. Flexibilidade de instalação
6. Criação de empregos e desenvolvimento econômico
7. Autossuficiência energética