Maestro Pedro Ribeiro recebe título de Acadêmico Correspondente Nacional da Academia de Música do Brasil
Acompanhado do Diretor Municipal de Cultura, José Paulo Orlando, o Maestro santa-rosense, Pedro Ribeiro da Silva Junior, recebeu o título de Acadêmico Correspondente Nacional da Academia de Música do Brasil, em cerimônia realizada última quinta-feira, 15, em São Paulo.
A condecoração foi entregue pelas mãos do Presidente da Academia de Música do Brasil, LUIS ROBERTO VON STECHER TRENCH, também Chanceler de Honra do Brasil e Crítico, Ensaísta e Musicólogo, que destacou os relevantes serviços prestado pelo maestro Pedro em prol da música. “Conhecido regionalmente pela propulsão à Cultura e à Música Erudita que tem efetivado em sua cidade natal- Santa Rosa de Viterbo, estado de São Paulo, o Maestro Pedro Ribeiro, tomou posse, em São Paulo, capital, como Acadêmico Efetivo da ACADEMIA DE MÚSICA DO BRASIL. Regente consciente, sensível e musical, tem movimentado orquestras e grupos instrumentais de sua região, contribuindo para o Progresso da região mais interiorana do poderoso estado de São Paulo, que hoje é o carro-chefe de nosso continental país. Também tem trabalhado pela educação de jovens músicos, lançando as sementes do futuro”.
Para o maestro recém condecorado, o título engrandece a tradição musical de nossa cidade. “Esse prêmio é para a cultura de nosso município. Isso é a representatividade da força musical de nossa terra. Um reconhecimento de um trabalho voltado a educação musical feito com muito amor e carinho. E todos os alunos também tem parcela nesse mérito. Somos todos vencedores” frisou.
O Prefeito Omar Nagib enalteceu o Maestro Pedro pela conquista. "Cumprimento o Maestro Pedro pelo talento que tanto enriquece a nossa cultura e a nossa música. Parabéns pela expressiva trajetória profissional que nos honra e certamente inspira muitos adolescentes e jovens a seguirem este caminho tão bonito que é a arte musical".
Acesse o link e leia mais.
Biografia do Maestro Especialista Pedro Ribeiro da Silva Júnior
Natural de Santa Rosa de Viterbo-SP o maestro Pedro iniciou seus estudos musicais ainda menino em sua cidade, com grande conhecimento em formação de grupos escolares, Orquestras, Bandas e Fanfarras.
Participou ao longo de sua carreira de Oficinas para Maestros do Pró Bandas 1997/2004/2005, pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo. Educação Musical Especial e Terapia, Curso de Ritmo – Bandinha e Conjuntos Musicais para crianças e adolescentes, Musicalização Infantil, Coral, Psicologia aplicada na Educação Musical e Estudos de Pedagogia Musical, Nova Abordagem no Ensino de Teoria e Introdução a Harmonia e Percepção Musical e Piano Popular Cifrado com o Mestre Jose Julio Stateri da Fito de Osasco SP. Duas vezes considerado um dos melhores regentes de Bandas do Brasil, em concurso realizado em Goiânia GO.
Sob seu comando as Bandas foram duas vezes Campeã Paulista do Concursos de Bandas e Fanfarras da Secretaria da Juventude do Estado em 1997 e 1998. Também duas vezes Campeão Brasileiro em concurso em Goiânia GO em 1997 e 1998 e Campeão Sul Brasileiro no Paraná em 1998.
Foi nos anos de 2007, 2008 e 2009 Primeiro Flautista da “Orquestra de Sopros “ do Conservatório Dramático e Musical Dr. Carlos de Campos de Tatuí no Polo Avançado em São José do Rio Pardo, Foi Flautista Fundador Do Octeto “Altamiro Carrilho”.
De 2007 a 2015 foi Professor de Iniciação e Sensibilização Musical e Regente titular da Orquestra de Flautas do Colégio Integrado Anglo de Santa Rosa.
Por diversas vezes foi músico convidado da Orquestra Sinfônica de Poços de Caldas, e Regente convidado da Orquestra de São João da Boa Vista SP em uma série de concertos especiais.
Formado em Pedagogia pela ULBRA, Especialista em Educação Musical pela FINON – Faculdade do Noroeste de Minas. Cursou Extensão na Especialidade de Educação Musical voltada para bebes com a Professora Doutora Enny Parejo.
Em 2011 foi convidado pela SACCoM Sociedad Argentina de Ciências Cognitivas de La Música para participar do X Encontro de Ciências Cognitivas de La Música em Buenos Aires AR Com os maiores nomes Mundiais da Educação Musical, onde também teve a oportunidade de frequentar uma Extensão Universitária na UAI - Universidad Abierta Interamericana.
Formou se em 2014 em Especialização em Música Brasileira pela UNINCOR – Universidade de Três Corações MG.
Formado em Artes Visuais e Gestão Pública pela UNICID polo SANTA ROSA.
Foi Chefe do Setor de Cultura e Turismo e Coordenador Pedagógico do Centro Cultural de Santa Rosa de Viterbo entre os Anos 2017 a 2020.
Participou do FESTIVAL INTERNACIONAL DE MÚSICA – FIMUCA classe de Regência em 2020.
Participou do Seminário “Génesis Interpretativa” – Regência Orquestral com o Maestro Camilo Santostefano oferecido pela UNA- Universidad Nacional de Las Artes de Buenos Aires AR, em 2021.
Frequentou o Laboratório de Dirección Orquestal de la UNCAUS – Universidad Nacional Del Chaco Austral, Argentina em 2021.
Especialista em Regência Orquestral pela FACEC – Faculdade de Ciências e Educação do Caparaó em 2021.
Participou de MASTERCLASSES com grandes nomes da Regência mundial, tais como: Benito Juarez-BR, Abel Rocha-BR, João Carlos Martins-BR, Dario Sotelo-BR, Isaac Karabtchevsky-BR, Roberto Tibiriçá-BR, Rodrigo Gonzalez Jacob –AR, Darrel Brown-EUA, Claude Brendel-FRA, Benjamin Zander-LONDRES, entre tantos outro.
Sempre atuando com crianças e jovens na maioria carentes desenvolvendo projetos em busca do bem-estar do próximo através da música.