Acompanhe em tempo real o monitoramento da infestação do Aedes aegypti em Santa Rosa de Viterbo

 

Publicado em: 26/06/2023 10:28

Whatsapp

 

Acompanhe em tempo real o monitoramento da infestação do Aedes aegypti em Santa Rosa de Viterbo

 

Através do endereço eletrônico https://santarosa.sp.gov.br/site/ ou pelo link https://mi2.miaedes.com.br/client/4199/region/531154/ondeestaoaedes/semanal, os internautas podem acompanhar, em tempo real, os registros de captura do mosquito da Dengue em Santa Rosa de Viterbo. De responsabilidade da Ecovec, o sistema online fornece informações sobre a presença ou não do Aedes aegypti em cada região do município.

O mapa, que ilustra este release, é exemplo de uma atualização diária gerada a partir da quantidade de fêmeas coletadas durante as vistorias realizadas pelos Agentes de Combate às Endemias. Os pontos verdes sinalizam os locais que não possuíam Aedes aegypti, enquanto que os pontos amarelos significam que ocorreram uma captura.  Já os pontos laranjas indicam que houve duas capturas e os pontos vermelhos mostram que foram encontrados três ou mais fêmeas.

Os dados variam conforme iniciam e terminam as semanas epidemiológicas. Quando há captura, as fêmeas do Aedes aegypti são coletadas, colocadas em tubitos e enviadas para análise em laboratório, para saber se estão com vírus de Dengue, Zika, Chikungunya ou Febre Amarela.

A participação ativa da população é fundamental nesse processo. Ao acessar o link mencionado, os cidadãos podem se informar sobre a situação da Dengue no município e adotar medidas preventivas em suas residências. A colaboração de todos é essencial para eliminar possíveis criadouros do mosquito e combater a propagação da doença.

Até quinta-feira, 23, o município registrou 98 casos positivos de Dengue, tendo ainda um total de 374 notificações, 92 casos suspeitos descartados e 184 pacientes aguardando resultado de exame.

Na foto agentes durante novo treinamento com a técnica Ana Paula, da Ecovec, na semana passada.

 

 


Imagens