Profissionais da Saúde do município de Santa Rosa de Viterbo recebem capacitação em hanseníase
Profissionais que atuam no atendimento a pacientes na Atenção Básica do município de Santa Rosa de Viterbo (SP) receberam treinamento teórico e prático nesta quinta-feira, 06/07/2023. Participaram da qualificação médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Também estiveram presentes o Diretor de Saúde, André Nader, a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Ana Maria Gouvêa, e a Coordenadora da Atenção Básica, Luciana Capeletti.
A capacitação foi ministrada pelo dermatologista e hansenologista Fred Bernardes Filho e a iniciativa integra um projeto que inclui um amplo rastreio da hanseníase no município, com capacidade de ser um marco na eliminação da doença como problema de saúde pública de forma real, interrupção da transmissão e na obtenção de zero casos autóctones.
De acordo com o Diretor Nader, as ações em hanseníase no município demonstram um maior compromisso da Diretoria Municipal da Saúde com o enfrentamento à doença. De 2000 a 2022, conforme dados do Ministério da Saúde, foram registrados 30 casos de hanseníase no município de Santa Rosa de Viterbo, sendo que nos anos de 2021 e 2022 a prevalência foi maior que 1 para cada 10.000 habitantes, mostrando que a doença merece atenção pelo seu grande impacto em saúde pública.
"A maioria dos pacientes diagnosticados no município são multibacilares, ou seja, com maior potencial de transmissão, o que sugere que a realidade epidemiológica da hanseníase em Santa Rosa de Viterbo seja bem diferente do que os dados oficiais sinalizam" destaca Dr. Bernardes.
O dermatologista ainda enfatiza que muitos pacientes com hanseníase não são diagnosticados precocemente e sofrem por longo período com diagnóstico e tratamento equivocados. Durante o treinamento foi demonstrado a importância da valorização de uma detalhada história clínica e de um criterioso exame dermatoneurológico.
O hansenologista apresentou duas ferramentas simples e de baixo custo com alto potencial de rastreio da doença: o Questionários de Suspeição de Hanseníase (QSH) e o teste rápido para hanseníase. O QSH, que é um dos resultados do doutorado do Dr. Bernardes, é um conjunto de questões com sinais e sintomas relacionados à hanseníase, além da indagação sobre história familiar da doença e foi criado com o objetivo de ajudar no diagnóstico precoce de novos casos da hanseníase. O QSH foi premiado pelo Ministério da Saúde pelo seu valor em Educação em Saúde e rastreio de casos neste ano de 2023.
O QUE É A HANSENÍASE?
É uma doença infectocontagiosa e transmissível, causada por uma bactéria, que pode provocar alterações nos nervos periféricos, na pele e/ou nos olhos.
COMO É A TRANSMISSÃO DA HANSENÍASE?
A bactéria que causa hanseníase é transmitida pela via aérea superior (tosse, espirros e fala), da mesma forma que a COVID e a gripe, porém com alguns detalhes que merecem destaque. É necessária convivência prolongada com um paciente sem tratamento, em média de 3 a 5 anos, e muitos têm resistência natural contra a doença.
QUAIS SÃO OS SINAIS E SINTOMAS?
A hanseníase é uma doença primariamente neurológica e secundariamente dermatológica! Os sintomas neurológicos ocorrem antes das manifestações na pele por meses a anos! Sintomas neurológicos: formigamento, dormência, câimbra, dor no trajeto dos nervos como se fosse choque elétrico, sensação de agulhada, queimação tipo brasa na pele. Geralmente sintomas que pioram à noite. Sinais dermatológicos: manchas esbranquiçadas ou avermelhadas com diminuição de sensibilidade, perda focal de pelos, diminuição local do suor, pequenos ou grandes caroços, entre diversos outros!
COMO É O TRATAMENTO?
Há esquemas de antibióticos padronizados pelo Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde. O paciente deverá fazer uso por 6 meses ou 12 meses, dependendo das manifestações da doença. Hanseníase tem tratamento e cura, mas é fundamental o diagnóstico precoce. Todas as pessoas que convivem ou conviveram com o paciente devem ser criteriosamente avaliadas.
Dr. Fred Bernardes Filho
CRM: 129727
Dermatologista pela SBD/AMB (RQE dermatologia 53117)
Hansenologista pela SBH/AMB (RQE hansenologia: 53117-1)
Doutor em Clínica Médica pela FMRP-USP