Capacitação sobre Rastreabilidade de Olerícolas reuniu produtores rurais do município e de cidades vizinhas

 

Publicado em: 14/07/2023 14:02

Whatsapp

 

Capacitação sobre Rastreabilidade de Olerícolas reuniu produtores rurais do município e de cidades vizinhas

 

Produtores rurais do município e de cidades vizinhas participaram, na noite de terça-feira, em Santa Rosa,  de capacitação técnica sobre a Instrução Normativa Conjunta – INC nº 02/2018, alterada pela INC nº 01/2019, que estipula a forma pela qual a rastreabilidade deve ser implementada com o objetivo de facilitar o monitoramento e o controle de resíduos de defensivos agrícolas em frutas e hortaliças, além de permitir ao consumidor, ter conhecimento do caminho percorrido pelos produtos, da origem até o destino, ou seja, desde a propriedade onde foi produzido até a chegada para a comercialização.

O Engenheiro Agrônomo da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), Carlos Henrique de Paula e Silva, abordou as regras da rastreabilidade e os requisitos mínimos para sua implementação, falou sobre as boas práticas para a produção do alimento seguro, a rotulagem visando o cumprimento da legislação vigente para a identificação do produtor ou o responsável pelo produto, e incentivou a adoção do Caderno de Campo, onde o produtor pode  anotar e detalhar diariamente, todas as informações referentes a produção, desde o plantio até a colheita, a aplicação de agrotóxicos, entre outros,  para facilitar a investigação dos órgãos de fiscalização quando for identificada alguma inconformidade na análise de resíduos de agrotóxicos. “Teremos que nos adaptar a isso de alguma maneira. E eu sou a favor que todos forneçam essas as informações. Isso vai fazer com que chegue na mesa do consumidor um produto de qualidade, seja para a criança ou para a gente” destacou.

Ao final da explanação, os produtores rurais puderam conhecer o Micélio, um subproduto da fabricação do ácido cítrico que pode ser utilizado como fonte de nitrogênio no cultivo da cana, na pastagem, no milho, entre outros. O responsável pela área de Saúde e Segurança de Meio Ambiente da Primient, Deivit Bronzel, falou sobre o composto líquido de matéria orgânica disponível na indústria localizada em Santa Rosa de Viterbo.

O evento, que foi uma realização da Prefeitura Municipal, por meio da Casa da Agricultura, em parceria com a CATI e a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, contou ainda com orientações sobre o descarte de resíduos em áreas rurais, preservação da água de nascentes, construção de fossas, entre outros, através da Diretora de Meio Ambiente, Camila Fedel.