Programa Municipal de Educação Ambiental será ampliado com o Centro de Educação Ambiental e o Viveiro Municipal de Mudas
Promover o engajamento individual e coletivo na conservação, recuperação, melhoria e preservação do equilíbrio do Meio Ambiente como valor inseparável do exercício da cidadania, bem como implantar práticas ambientais sustentáveis e criar uma cultura ambientalmente correta para que as gerações desfrutem de um futuro mais sustentável e agradável. Estes são alguns dos objetivos do Programa Municipal de Educação Ambiental, iniciativa da atual Administração aprovada pela Câmara de Vereadores através da lei 5080/22, que instituiu a Política de Educação Ambiental no município de Santa Rosa de Viterbo.
Elaborado pela Diretoria do Meio Ambiente através do Setor de Educação Ambiental, em conformidade com as legislações que regem o tema no âmbito municipal, estadual e federal para a Conservação e a Preservação Ambiental através da Educação, a proposta de trabalho do Programa abrange, de início, 4 eixos: Projeto Lixo: uma alternativa lucrativa! Centro de Educação Ambiental Bosque Municipal/Viveiro de Mudas e Agroflorestas.
Para cada eixo de trabalho e etapas das ações, foi estabelecido um público alvo específico, compreendido entre Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação de Jovens e Adultos e Educação Especial, entendendo-se ainda a todos os Funcionários públicos dos diversos departamentos, pequenos produtores rurais e a comunidade em geral, norteados pelas diretivas: esgoto tratado, resíduos sólidos, biodiversidade, arborização urbana, cidade sustentável, gestão das águas, mudanças climáticas e o combate à poluição em todas as suas formas, entre outros.
Visando a implantação do Programa de Educação de Ambiental, a Prefeitura Municipal vem trabalhando na estruturação de dois espaços: A Escola Norberto Victor Vilas Boas, em Nhumirim, recém-reformada para se tornar o Centro de Educação Ambiental e o Bosque Municipal, local onde o novo Viveiro de Mudas foi construído e está praticamente pronto.
No local serão produzidas, cultivadas e distribuídas gratuitamente diversas espécies de árvores nativas para povoar as vias urbanas. O início dos trabalhos está previsto para este semestre, conforme explica a Diretora de Meio Ambiente, Camila Fedel. “A Política Municipal de Educação Ambiental (PMEA) foi criada com o objetivo de promover a Educação Ambiental em todos os níveis de ensino de forma transversal, interdisciplinar e transdisciplinar, além de proporcionar o engajamento da sociedade na conservação, recuperação e melhoria do meio ambiente. As ações no Viveiro e na Escola de Nhumirim começam em outubro, embora já estejamos desenvolvendo algumas atividades”.
A PMEA instituiu ainda a Semana do Meio Ambiente e estabeleceu datas comemorativas ambientais, que devem ser trabalhadas nas escolas.