Fechamos a semana com o início do Programa de Empregabilidade Juvenil: “Trilhando os Caminhos do Primeiro Emprego”
Em meio a um clima de muita expectativa o Programa de Empregabilidade Juvenil: “Trilhando os Caminhos do Primeiro Emprego” começou na tarde de quarta-feira, 13. Elaborado com o objetivo de conscientizar, capacitar e preparar jovens com idade a partir de 16 anos para o mundo do trabalho, o Programa é uma iniciativa inédita da Prefeitura de Santa Rosa de Viterbo através da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, em parceria com a OH! Educação Empreendedora, do Educador, Empresário e Youtuber Cris Bazan, e sob a coordenação do Professor Doutor pela UNICAMP, Jaqueson Luiz da Silva.
Acompanhado de alguns Diretores o Prefeito Omar Nagib participou da aula inaugural do Programa, deus as boas vindas aos jovens selecionados pelas escolas de nossa cidade e falou da importância da capacitação para quem quer entrar ou se manter no mercado de trabalho. Destacou ainda, em sua mensagem, o esforço constante da Administração em firmar parcerias sempre com o objetivo de trazer mais cursos para oferecer oportunidades para os munícipes, assim como, busca implantar novos cursos na ETEC, com possíveis novidades para o ano que vem. Citou também a UNIVESP, a primeira Universidade Pública de nossa cidade e que está em plena atividade desde o mês de julho, deste ano. “Temos a UNIVESP que a gente conseguiu trazer e é uma Universidade Gratuita. Já temos, quase que certo, o curso de Enfermagem para o ano que vem e estamos atrás da Mecatrônica e vários outros cursos” comentou.
Desde a elaboração do currículo e do comportamento em entrevistas, entre outros conteúdos fundamentais sobre empregabilidade, os participantes do “Trilhando os Caminhos do Primeiro Emprego” receberão noções sobre as tecnologias e o futuro do trabalho, além de marketing pessoal, colaboração e autoconhecimento.
Serão 15 aulas presenciais na ETEC e, nesta primeira etapa, são 30 participantes, todos estudantes dos segundos e terceiros anos do Ensino Médio de nossa cidade. Ao final, todos terão a oportunidade, eventualmente, de serem encaminhados para empresas que são parceiras do Programa, conforme as respectivas demandas de cada uma.