Prefeitura já disponibiliza carteirinha para portadores de fibromialgia

 

Publicado em: 25/09/2023 15:12

Whatsapp

 

Prefeitura já disponibiliza carteirinha para portadores de fibromialgia; Solicitações podem ser feitas através do link abaixo

 

A Prefeitura Municipal de Santa Rosa de Viterbo, através do Departamento de Saúde, informa que os pacientes santa-rosenses portadores de fibromialgia já podem solicitar a Carteira de Identificação da Pessoa com Fibromialgia (CIPFIBRO). O documento garante o acesso a direitos especiais como vagas em estacionamentos e atendimento preferencial em órgãos públicos, empresas públicas, empresas concessionárias de serviços públicos e empresas privadas.

Para obter a CIPFIBRO, o paciente ou seu representante legal deve fazer o cadastro no link abaixo, preencher o formulário online, anexar cópias do RG, CPF e do laudo específico para fibromialgia (Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde – CID). Também é preciso enviar pelo sistema uma foto 3×4 do paciente. O prazo para análise e emissão carteira é de 60 dias.

 

Para identificação de veículo automotor com intuito de utilizar vagas especiais, será emitido o cartão de identificação de veículo de uso de pessoa portadora de necessidades especiais, sendo necessário para sua emissão a Cópia do documento do veículo automotor (CRLV), impresso, utilizado pelo portador de fibromialgia. Caso o veículo não seja de propriedade legal do portador, será necessária: Cópia do documento de identificação, com foto, do proprietário legal (RG, CNH ou Carteira de Conselho de Classe) e Documento que comprove parentesco entre o proprietário e o portador de fibromialgia.

 

A CIPFIBRO foi instituída pela Lei nº 5207/23, sancionada pelo Prefeito Omar Nagib em 30 de agosto deste ano. A indicação foi do vereador Manuil.

 

A fibromialgia é uma síndrome que causa dor crônica muscular generalizada, perda de sono, fadiga e distúrbios de humor. Pacientes geralmente relatam dor por todo o corpo, com percepção anômala da dor, e podem sentir desconforto ou dor ao urinar, problemas de concentração e de memória, dor pélvica, ansiedade, depressão e fraqueza frequente.

 

Link para solicitação: https://forms.gle/DAdK5LPqhcGiua3y9